Home Futebol Caso Eriksen: fake news sobre vacina, aposentadoria e ameaça da Uefa por retorno ao campo

Caso Eriksen: fake news sobre vacina, aposentadoria e ameaça da Uefa por retorno ao campo

Eriksen desmaiou nos minutos finais da partida contra a Finlândia, pela primeira rodada da Eurocopa

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O susto provocado pelo meia Eriksen, da Dinamarca, no sábado (12), quando o camisa 10 teve uma parada cardíaca durante a partida contra a Finlândia e precisou ser reanimado ainda em campo com auxilio de massagem cardíaca e desfibrilador. O jogador da Internazionale de Milão segue hospitalizado em processo de observação e exames médicos, mas já está bem e completamente consciente.

PUBLICIDADE

O caso envolvendo o dinamarques rendeu grande repercussão e foi até alvo de fake news envolvendo covid-19 e a vacina contra o vírus. Além disso, nessa segunda-feira (14), o goleiro Kasper Schmeichel revelou que, ao contrário do que havia sido informado no dia da partida, os jogadores não queriam retomar o jogo, mas foram pressionados pela Uefa e acabaram cedendo.

Veja as principais notícias da repercussão do caso Eriksen:

Ele tinha partido…

Em entrevista coletiva no domingo, o médico da seleção dinamarquesa, Morten Boesen, explicou o ocorrido com Eriksen, e confirmou que o jogador sofreu uma parada cardíaca e, por esse motivo, precisou de uma manobra de ressuscitação. “Ele tinha partido, e fizemos a manobra de ressuscitação. O trouxemos de volta rapidamente. Foi muito rápido. Sobre os detalhes… Não sou cardiologista. Os detalhes eu preciso deixar para os especialistas do hospital”.

PUBLICIDADE

A boa notícia é que ele vai viver. A má é que chega ao fim sua carreira…

Ex-médico de Eriksen no Tottenham, Sanjay Sharma, falou sobre a morte do jogador por alguns minutos e rechaçou a continuidade da carreira do meia. “Claramente, algo deu terrivelmente errado. Mas eles conseguiram recuperá-lo. A questão é o que aconteceu e por que aconteceu. Esse homem fez exames normais até 2019, então como essa parada cardíaca pode ser explicada?”, questionou o profissional para a agência de notícias PA.

“Não sei se ele vai jogar futebol novamente. Francamente, ele morreu hoje, mesmo que por alguns minutos, mas ele morreu. Um profissional médico permitiria que ele morresse de novo? A resposta é não. A boa notícia é que ele vai viver. A má notícia é que chega ao fim sua carreira. Se vai jogar outra partida de futebol profissional não posso dizer; no Reino Unido ele não jogava, seríamos muito rigorosos”, completou.

Fake news ‘brasileira’:

Ainda no sábado, começou a circular nas redes sociais de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que o médico-chefe e cardiologista da Inter de Milão havia confirmado que o jogador havia recebido a vacina Pfizer em maio, e que especulações davam conta de que o meia “teve coágulo sanguíneo ou miocardite, nada ainda confirmado em relação à vacina, mas o questionamento é grande.”

No domingo, o diretor executivo da Inter de Milão, Giuseppe Marotta, afirmou que Eriksen nunca testou positivo para coronavírus e também não recebeu nenhuma dose vacina. “Ele não teve Covid e também não foi vacinado. Eu posso dizer que a equipe médica da Inter está em contato com todos da Dinamarca e com ele desde o início”, garantiu o dirigente em entrevista à emissora italiana “RAI Sport”.

PUBLICIDADE

As opções dos jogadores da Dinamarca:

Depois que Eriksen foi retirado do campo, a Uefa informou que a partida entre Dinamarca x Finlândia estava suspensa. Pela transmissão, foi possível ver momento em que a informação foi passada aos torcedores no estádio, mas com o pedido para que ninguém deixasse o local. Horas depois, a partida foi reiniciada com a afirmação de que havia sido um pedido dos próprios jogadores dinamarqueses. Nesta segunda-feira, o goleiro Kasper Schmeichel negou.

“Fomos colocados em uma posição em que, em nível pessoal, acho que não deveríamos ter sido colocados. Tínhamos duas opções: voltar no dia seguinte (domingo) ao meio-dia ou retomar o jogo. Algum superior teria de nos dizer que não era hora de tomar essa decisão e que provavelmente deveríamos esperar até o dia seguinte para decidir. Mas o que aconteceu, aconteceu, e esperemos que aprendam com isso”, disse o jogador do Leicester.

Última atualização:

A federação dinamarquesa atualizou o quadro do jogador de forma oficial pela última vez no domingo. “Sua condição está estável e ele continua hospitalizado para exames adicionais”, diz o comunicado.

LEIA MAIS:
Eriksen se manifesta pela primeira vez após mal súbito: “Não vou desistir”
Médico da Copa de 2014 vê erro em atendimento a Eriksen: “Os protocolos não são seguidos”

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes