Home Futebol Médico da Copa de 2014 vê erro em atendimento a Eriksen: “Os protocolos não são seguidos”

Médico da Copa de 2014 vê erro em atendimento a Eriksen: “Os protocolos não são seguidos”

Eriksen já está acordado e conversando, mas segue hospitalizado para uma bateria de exames médicos

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

As imagens da queda do meio-campista Eriksen, da Dinamarca, durante a partida contra a Finlândia, pela primeira rodada da Eurocopa, chocou os torcedores pelo mundo todo. Após um longo período de atendimento ainda em campo, o jogador foi retirado e já acordado, encaminhado ao hospital. Em entrevista ao SporTV, responsável pela transmissão do jogo, o Dr. Luis Fernando Correia, coordenador médico geral da Copa do Mundo de 2014, afirmou que o atendimento inicial realizado ao atleta foi equivocado.

PUBLICIDADE

“Desde aquela época [Copa do Mundo de 2014] a gente desenvolveu junto à Fifa um protocolo para o atendimento aos jogadores na beira do campo. Nada disso foi seguido. Até onde a gente pode ver, foi tudo errado. A cena triste da queda do Eriksen é típica de algo que a gente chama de ‘morte súbita’. O primeiro diagnóstico em um caso desses é de que o coração parou de funcionar por uma arritmia. O cérebro parou de funcionar e o jogador caiu duro. Repare que ele cai de bruços e sem defesa nenhuma. Ele já caiu desmaiado. Nesse momento você tem que encarar isso como se fosse uma parada cardíaca. Pra isso, a gente desenvolveu um protocolo publicado em uma revista científica em nome da comissão médica da Fifa daquela época. Você tinha que ter um time médico de beira de campo, no mínimo quatro pessoas treinadas e com desfibrilador para chegar ao atleta o mais rápido possível. Numa situação dessa, a ambulância avança para dentro de campo a partir do momento que é decidido que isso é uma morte súbita. Não interessa se tem placa de publicidade ou gramado no caminho. O importante é salvar a vida do atleta. Nada disso aconteceu”, avaliou o profissional.

“A gente vê chegar até o atleta somente os representantes do time dele, provavelmente médico e fisioterapeuta, e não tinha o desfibrilador. Pelo menos não aprece nas imagens. É lógico que a ideia feita pelos jogadores dos dois times, de proteger as imagens, é muito boa. Mas mostra que, o mais importante é: não temos até hoje uma estrutura montada para o atendimento correto dessas situações no futebol. (…) Isso acontece o tempo todo. Infelizmente as equipes de atendimento na beira do campo não estão preparadas. Os protocolos não são seguidos. E a gente segue assistindo essas cenas lamentáveis. (…) Quem tinha que estar chegando primeiro era a equipe técnica treinada, com equipamento”, completou.

PUBLICIDADE

De acordo com informações oficiais da Federação Dinamarquesa de Futebol, Eriksen está acordado e irá ser submetido a novos exames. “Christian Eriksen está acordado e a sua condição física permanece estável. Ele permanece hospitalizado para exames adicionais.”

LEIA MAIS:
Eurocopa: Início, jogos, datas e horários da fase de grupos
Eurocopa: 7 jogadores brasileiros naturalizados que vão disputar a competição em 2021

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes