Home Mercado da Bola Chapecoense fecha com Jair Ventura para sequência da temporada 2021

Chapecoense fecha com Jair Ventura para sequência da temporada 2021

Contrato de Jair Ventura com o clube catarinense será válido até o fim do ano

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A Chapecoense acertou nessa segunda-feira a contratação de Jair Ventura para a disputa do Campeonato Brasileiro. O treinador substituirá Mozart Santos, que foi demitido na última semana após o time perder para o Avaí o título do Estadual.

PUBLICIDADE

A negociação ganhou força poucas horas após a diretoria do Verdão do Oeste Catarinense desistir da contratação de Luiz Felipe Scolari o convite em virtude de uma oferta do exterior. Afinal, o técnico do penta deve anunciar nos próximos dias seu retorno para o futebol asiático.

Jair Ventura é o terceiro técnico da Chapecoense neste ano. O primeiro foi Umberto Louzer, que trocou o clube pelo Sport. O segundo foi Mozart Santos, que não conseguiu fazer um trabalho convincente no curto período que ficou à frente do time.

PUBLICIDADE

Jair Ventura estava disponível no mercado desde abril quando foi demitido do Sport. A princípio, seu contrato com o Verdão do Oeste Catarinense vai até dezembro de 2021. Ele é aguardado nesta terça-feira em Chapecó junto com dois integrantes de sua comissão técnica.

A carreira de Jair Ventura

Nascido no Rio de Janeiro, Jair Zaksauskas Ribeiro Ventura iniciou a carreira de treinador no Botafogo. Entre 2009 e 2011, foi acumulou experiência como auxiliar de Ney Franco, Estevam Soares, Joel Santana e Caio Júnior. Posteriormente, comandou o time sub-20 alvinegro.

Cinco anos depois, Jair Ventura foi efetivado como técnico Botafogo onde comandou o time principal entre 2016 e 2017. Após deixar o clube da Estrela Solitária, ele passou por Santos, Corinthians e Sport.

Na temporada passada, só para exemplificar, Jair Ventura fez um trabalho considerado acima da média no rubro-negro pernambucano. Afinal, ele conseguiu manter o time na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse ínterim, foram 40 jogos, 13 vitórias, 8 derrotas e 19 derrotas.

PUBLICIDADE

Porém, o técnico teve o trabalho interrompido após o Sport ser eliminado precocemente da Copa do Nordeste. Além disso, o time não fez boa campanha no Estadual tendo tropeçado diante do Juazeirense e Santa Cruz.

LEIA MAIS: 

Remo anuncia mais dos nomes e chega a nove reforços para a sequência da temporada 

A pedido de Thomas Tuchel, Chelsea coloca meia do Benfica na lista de reforços 

Milan é procurado pelo Porto, interessado em lateral fora dos planos de Stefano Pioli