Home Futebol Eurocopa: Croácia vence com golaço de Modric e se classifica

Eurocopa: Croácia vence com golaço de Modric e se classifica

Camisa 10 fez gol e deu uma assistência na vitória que deu a classificação aos croatas, que ultrapassaram a República Tcheca na segunda posição

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

A Croácia venceu a Escócia por 3 a 1 nesta terça-feira (22), em jogo válido pela última rodada do grupo D da Eurocopa 2020. Com a vitória, os croatas ultrapassaram a República Tcheca no saldo de gols, conquistaram a segunda posição e se classificaram de maneira direta para as oitavas de final.

PUBLICIDADE

Os croatas aguardam agora o segundo colocado do grupo E para saber seu adversário no mata-mata do torneio continental. A Escócia por sua vez, se despediu da Euro 2020 com uma das piores campanhas. Apesar do entusiasmo e da entrega em campo, a seleção encerrou sua participação somando apenas 1 ponto e marcando apenas um gol em três jogos.

Os gols de Croácia x Escócia

Os gols da partida foram marcados por Vlasic, McGregor, Modric e Perisic. Vlasic abriu o placar aos 17 do primeiro, completado passe de cabeça de Perisc dentro da área. McGregor empatou aos 42 da primeira etapa, com uma finalização rasteira que morreu no canto direito do goleiro Livakovic.

PUBLICIDADE

No segundo tempo, Modric desempatou aos 17 minutos do segundo tempo, com um golaço. O meia do Real Madrid chutou com a parte de fora do pé e acertou o ângulo do goleiro Marshall. Após cobrança de escanteio aos 31 minutos da etapa final, Perisic subiu muito alto no primeiro pau e ampliou para a Croácia.

O primeiro tempo de Croácia x Escócia

O primeiro tempo de Croácia e Escócia começou aberto, como esperado para um duelo de desesperados. Os escoceses, numa condição mais delicada, precisavam vencer por três ou mais gols. Por isso, eram mais agressivos e acelerados quando tinham a bola. A estratégia parecia dar certo no começo, com a equipe chegando quatro vezes nos primeiros 15 minutos.

Os croatas, que por sua vez precisavam vencer por pelo menos dois gols de diferença, começaram com um pouco mais de cadência e paciência, na experiência de uma vice-campeã do mundo que conta com jogadores do quilate de Modric. E que de fato deu certo.

Aos 16 minutos, a Croácia girou a bola de pé em pé da esquerda para a direita e então de volta para o meio, só que dá área, num cruzamento rápido. Perisic ajeitou de cabeça e Vlasic, caindo, acertou o chute com a perna esquerda e abriu o placar.

PUBLICIDADE

O gol, claro, deu força aos croatas e um pouco de desilusão aos escoceses. A dinâmica, ainda assim, se manteve a mesma. A Croácia seguiu girando a bola e conseguiu chegar novamente aos 20 minutos. A Escócia, acelerando, levou perigo aos 22 e aos 23.

A partir dos 30, porém, a paciência croata começou a se transformar em lentidão e o desespero escocês em esperança. Sentindo o momento a favor, os donos da casa cresceram mentalmente no confronto e conseguiram chegar ao empate aos 41, com McGregor, naquele que foi o primeiro gol da seleção escocesa na competição em mais de 20 anos.

O segundo tempo de Croácia x Escócia

O segundo tempo de Croácia e Escócia foi bastante movimentado, já que o empate eliminava ambas as seleções. Com menos de 15 minutos, as duas já tinham chegado com perigo ao gol pelo menos uma vez. Modric, aos 17, não foi perigoso, foi letal.

Após mais uma jogada cadenciada, o meia do Real Madrid resolveu concluir ele mesmo, acertando um lindo chute com a parte externa do pé. Esse gol sim trouxe maior impacto para o jogo. Os croatas passaram a dominar as ações e ampliaram o placar aos 31, com Perisic, de cabeça.

PUBLICIDADE

À Escócia restou a luta pelo gol de honra, que não veio. A Croácia, por sua vez, jogava com a cabeça já nas oitavas e principalmente no outro jogo do grupo, entre Inglaterra e República Tcheca, que definira a posição dos croatas no grupo D. Com tantos objetivos “secundários”, o placar permaneceu inalterado até o final.

Croácia (4-2-3-1): Livakovic; Juranovic, Lovren,  Vida e Gvardiol; Kovacic e Brozovic; Ivan Perisic, Modric e Nikola Vlasic; Bruno Petkovic. Técnico: Zlatko Dalić

Escócia (3-5-2): Marshall;  McTominay, Hanley e Tierney; O’Donnell, Armstrong, McGregor, McGinn e Robertson; Dykes e Ché Adams. Técnico: Steve Clarke

LEIA MAIS

Eurocopa: Dinamarca goleia e se classifica; Bélgica fica em 1º

PUBLICIDADE

Eurocopa: Áustria vence e se classifica; Holanda garante 1º lugar

Resumão Copa América: Tudo sobre a terceira rodada