Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Eurocopa: Áustria vence e se classifica; Holanda garante 1º lugar

Austríacos enfrentam a Itália nas oitavas e holandeses aguardam definição do adversário entre os grupos D, E e F; Pandev, da Macedônia do Norte, se aposentou e foi aplaudido em campo.

Lucas Ayres
Colaborador do Torcedores

Crédito: Peter Dejong - Pool/Getty Images

Dois times do grupos C definiram nesta segunda-feira (21) suas vagas para as oitavas de final da Eurocopa 2020.  A Holanda se garantiu na primeira colocação ao vencer a Macedônia do Norte por 3 a 0, enquanto a Áustria fez a história ao bater a Ucrânia por 1 a 0 e avançar para o mata-mata pela primeira vez em sua história.

Os holandeses enfrentarão o melhor terceiro colocado entre os grupos D, E e F. Os austríacos, por sua vez, já sabem terão a Itália pela frente. Os jogos acontecem nos dias 26 e 27 (sábado e domingo), respectivamente.

A Ucrânia ainda aguarda o fim da fase de grupos para saber se vai conseguir avançar para o mata-mata. A equipe briga pelas quatro vagas destinadas aos melhores terceiro colocados. Até agora, apenas o grupo A foi definido, com a Suíça ficando no 3º lugar com 3 pontos e -1 de saldo.

Os jogos

Holanda x Macedônia do Norte

Os confrontos que fecharam a rodada final do grupo C foram diferentes. Na Amsterdan Arena, a já classificada Holanda fez um jogo bastante aberto com a já eliminada Macedônia do Norte.

Franco-atiradores, os macedônios jogaram e deixaram jogar. Tanto que tiveram um gol anulado logo aos 10 minutos. Já gol de Depay — o 22º nas últimas 36 partidas do camisa 10 com a Laranja Mecânica — aconteceu em um contra-ataque, aos 24 minutos, que pegou quase os todos os adversários no campo de ataque.

O segundo tempo, no entanto, foi de domínio da Holanda e de show de Wijnaldum e Depay. O primeiro, que será companheiro de Neymar no PSG, marcou aos 6 e aos 13; o segundo, anunciado na última semana pelo Barcelona, deu a assistência e depois o chute que o primeiro aproveitou o rebote, respectivamente.

O restante da partida foi de controle holandês e pela busca do gol de honra por parte dos macedônios. O apito final consagrou a grande campanha da seleção dos Países Baixos, que avançou para as oitavas com 100% de aproveitamento e com praticamente 3 gols marcados por partida.

Pandev é aplaudido

Apesar do placar elástico, a Macedônia do Norte protagonizou um belo momento durante a partida. Aos 23 minutos do segundo tempo, Goran Pandev, melhor jogador da história do país,  fazia sua última partida pela seleção e teve sua substituição anunciada.

Na saída do campo o jogador de 37 anos, que foi campeão da Champions League com a Inter de Milão em 2010, passou por um “corredor de honra” formado por seus colegas de equipe, enquanto era aplaudido pelo estádio.

Áustria x Ucrânia

Na National Arena, o jogo tenso acabou pesando mais para a Ucrânia do que para a Áustria. Os ucranianos, que começaram a rodada em vantagem no número de gols marcados, não conseguiram se desvencilhar da marcação adiantada e foram cercados próximos de sua próxima área.

Nesse cerco, o austríacos abriram o placar, aos 20 minutos, com desvio de Baumgartner no escanteio cobrado por Alaba. Os comandados de Shevchenko só foram conseguir finalizar uma vez no primeiro tempo, e aos 28 minutos, contra 13 chutes dos adversários.

A segunda etapa viu um crescimento da Ucrânia, dominando mais a posse de bola e buscando o jogo pelos lados. Ainda assim, foram poucas as chances de gol com a bola no pé. Já a Áustria seguiu organizada e levando perigo nos contra-ataques.

Nos minutos finais, o cansaço aparecia entre os ucranianos, que pouco ameaçaram o gol adversário. Enquanto isso, a ansiedade começava a tomar conta dos austríacos. Para eles, que buscavam seu primeiro jogo de oitavas-de-final da Eurocopa, a história se aproximava. E chegou, com o apito final.

Classificação final do grupo C da Eurocopa 2020

  1. Holanda: 9 pontos (3V,  6G)
  2. Áustria: 6 pontos (2V, 1D, 1SG,)
  3. Ucrânia: 3 pontos (1V, 2D, -1SG)
  4. Macedônia do Norte: 0 pontos (3D, -6SG)

LEIA MAIS

Euro: Bélgica quebra tabu e mantém marca contra a Dinamarca

Cristiano Ronaldo é “barrado” antes de jogo da Euro; assista

Jogando muito! Neymar participou de 10 gols nos últimos 5 jogos do Brasil

Não foi só Eriksen: jogadores que sofreram problemas cardíacos em campo