Home Futebol Euro: Bélgica quebra tabu e mantém marca contra a Dinamarca

Euro: Bélgica quebra tabu e mantém marca contra a Dinamarca

Belgas nunca tinham vencido as duas primeiras partidas da Eurocopa; última derrota para a Dinamarca aconteceu há 25 anos

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Não foram só os três pontos e a classificação que a Bélgica garantiu na vitória desta quinta-feira (17) na Eurocopa 2020. Ao bater a Dinamarca por 2 a 1, os belgas quebraram um tabu próprio na competição e ainda mantiveram uma marca histórica contra os rivais nórdicos.

PUBLICIDADE

Quando soou o apito final, a seleção belga conseguiu vencer as duas primeiras partidas da Euro pela primeira vez em sua história na competição. Em nenhuma das outras edições que disputou (1972, 1980, 1984, 2000  e 2016), a equipe conseguiu o feito, tendo perdido na estreia ou na segunda rodada.

Além da superação pessoal, que ilustra a novo momento belga no futebol mundial, a vitória, válida pela segunda rodada do grupo B, mantém um tabu histórico contra a Dinamarca. Os belgas, afinal, não sabem o que é perder para os rivais nórdicos já fazem 25 anos.

PUBLICIDADE

A última vez que a seleção dinamarquesa bateu a seleção belga foi em setembro de 1995, nas eliminatórias para a Eurocopa de 1996. A “Dinamáquina” venceu pelo placar de 3 a 1.

Partida é paralisada em homenagem a Eriksen

Além dos números históricos, o confronto entre Dinamarca e Bélgica ficou marcado por um momento emocionante. Logo aos 10 minutos, a partida foi paralisada como uma homenagem ao jogador Christian Eriksen, que no último sábado (12), sofreu uma parada cardíaca em campo no jogo entre Dinamarca e Finlândia.

Dono da camisa 10 na seleção dinamarquesa, o meia foi homenageada por uma salva de palmas que durou um minuto, com participação de ambas as equipes, a arbitragem e, claro, a torcida. O atacante Lukaku, da Bélgica, é companheiro de Eriksen na Inter de Milão e estava visivelmente emocionado.

Antes do início do jogo, o capitão dinamarquês Simon Kjaer recebeu dos adversários uma camiseta de número 10 assinada pelos jogadores belgas e com os dizeres “boa recuperação, Christian”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Eurocopa: Ucrânia bate Macedônia e segue com chances

Bale isola pênalti, mas comanda vitória de Gales contra Turquia

Mbappé inferniza a Alemanha e tem golaço anulado em estreia na Euro

Cristiano Ronaldo faz dois e bate recorde histórico da Eurocopa

PUBLICIDADE