Home Futebol Não foi só Eriksen: jogadores que sofreram problemas cardíacos em campo

Não foi só Eriksen: jogadores que sofreram problemas cardíacos em campo

Craque dinamarquês não foi o único a desabar em campo por problemas cardíacos; confira a lista de outros jogadores que se recuperaram

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Christian Eriksen chocou o mundo ao desabar em campo durante o primeiro tempo de Dinamarca e Finlândia, naquela que foi apenas a terceira partida da Eurocopa 2020. O jogador, que também tem contrato com a Inter de Milão, sofreu uma parada cardíaca e teve que ser reanimado ainda dentro de campo.

PUBLICIDADE

Felizmente, o craque se recuperou e em menos de uma semana recebeu alta hospitalar — não sem antes fazer um procedimento cirúrgico que “equilibrou” o seu funcionamento cardíaco. O alívio tomou conta do mundo da bola, mas o susto deve perdurar por um tempo.

Ainda assim, Eriksen não foi um dos primeiros jogadores a sofrer com problemas cardíacos durante um jogo. Enquanto esperamos que ele seja o último, relembramos outros atletas que tiveram casos parecidos — e também sobreviveram.

PUBLICIDADE

Rubén de la Red

Abrimos a lista de jogadores que tiveram problemas cardíacos em campo com o ex-meia Rubén de la Red. Na época jogador do Real Madrid, Rubén desmaiou em campo durante uma partida contra o modesto Real Unión, válido pela Copa da Espanha de 2008.

O meia, que tinha sido campeão da Eurocopa há apenas alguns meses, até tentou retomar a carreira, mas acabou se aposentando no ano seguinte, aos 25 anos.

Fabrice Muamba

Em março de 2012, o meia Fabrice Muamba, do Bolton Wanderers (ING), sofreu uma parada cardíaca durante uma partida contra o Tottenham, válida pela Copa da Inglaterra. O jogador chegou a ficar 78 minutos clinicamente morto, já que seu coração apresentava atividade elétrica, mas não muscular.

Muamba foi reanimado e, após um mês de recuperação, se aposentou dos gramados. Hoje é colunista do jornal “The Times”, e chegou a mandar um recado à Eriksen após o ocorrido na Eurocopa 2020.

PUBLICIDADE

Iker Casillas

O mais recente caso de um jogador que sofreu com problemas cardíacos teve quase tanta repercussão quanto ao caso de Eriksen. Iker Casillas, lendário goleiro do Real Madrid e da seleção espanhola, sofreu infarto do miocárdio em maio e 2019, durante um treino do Porto.

Na ocasião, o ex-jogador se afastou dos gramados por seis meses, mas chegou a voltar a treinar. Um pouco mais de um ano depois, porém, se aposentou definitivamente.

LEIA MAIS

Eurocopa: reveladas as primeiras palavras de Eriksen após ser reanimado

Banido da Série A? Eriksen pode ter problemas para jogar o Campeonato Italiano

PUBLICIDADE

Eriksen “morreu por alguns minutos” e talvez não voltará a jogar, diz médico