Home Futebol Cruzeiro: crise em cima de crise

Cruzeiro: crise em cima de crise

Oitava troca de treinador em 22 meses afunda cada vez mais o clube no abismo e não dá à torcida o vislumbre de dias melhores

Cláudio Arreguy
Colaborador do Torcedores

A derrota nos minutos finais para o Juazeirense, seguida pela perda nos pênaltis da vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, representou muito mais para o Cruzeiro do que os R$ 2 milhões a que teria direito se avançasse na competição que só ele conquistou seis vezes. O fiasco na terra de João Gilberto, às margens do Rio São Francisco, se inclui entre os maiores vexames da história do centenário clube mineiro, cada vez menos respeitado pelos adversários.

PUBLICIDADE

A demissão do treinador Felipe Conceição adicionou uma pitada de fermento na crise instalada na Raposa desde que a reportagem de Gabriela Moreira e Rodrigo Capelo no Fantástico, em maio de 2019, desnudou a quadrilha que agia nos bastidores celestes. Ação essa que deixou um time que tanto enchia sua torcida de vaidade em situação falimentar, sem crédito na praça, cobrado aqui e ali numa sucessão de processos que interfere diretamente na produção em campo ‒ má produção, óbvio.

Conceição, qualquer observador se lembra muito bem, vinha se perdendo no comando. Com escolhas questionáveis na escalação da equipe e na administração do elenco. Como relegar a segundo plano o atacante Marcelo Moreno, que de fato marcou poucos gols desde que desembarcou pela terceira vez na Toca da Raposa, ano passado. Quase sem receber a bola para finalizar, foi por muitos classificado como ex-jogador em atividade.

PUBLICIDADE

Não pode ser ex-jogador um cara que, em cinco jogos que fez nas Eliminatórias da Copa do Mundo, é o artilheiro da competição com seis gols pela Seleção Boliviana, que está longe de ser uma força. Mas lá ele recebe as bolas que endereça às redes adversárias, entre essas a Argentina de Messi. A ponto de despertar o interesse do Boca Juniors, que acaba de ficar sem Carlitos Tévez. Algo está errado, portanto, na maneira como Moreno é aproveitado no clube com quem tem contrato.

O relacionamento com Rafael Sóbis, uma ilha de inteligência no time celeste, também complicou a situação de Conceição. Que não gostou de ser cobrado pelo experiente atacante após mais uma substituição, contra o CRB, e o barrou do jogo diante do Juazeirense. Sem aproveitá-lo em nenhuma das cinco substituições que fez, quase todas para defender um 0 a 0 que classificava a equipe. O gol do time baiano saiu aos 40 minutos do segundo tempo.

Trocar de treinador tem sido uma constante no Cruzeiro desde o término da longa era Mano Menezes em agosto de 2019. Vieram Rogério Ceni, Abel Braga, Adílson Batista, Enderson Moreira, Ney Franco, Luís Felipe Scolari e Felipe Conceição. Sérgio Santos Rodrigues assumiu a presidência em meio à era Enderson. A partir daí, as trocas são de sua responsabilidade, bem como a fracassada campanha na Série B sem acesso à elite. Mudanças que refletem uma gestão errática, incapaz de tirar o time da crise.

Dono dos Supermercados BH, principal patrocinador cruzeirense, Pedro Lourenço se afastou de Sérgio. Nos bastidores, comenta-se que a família Perrella também. É nesse ambiente fragmentado, em que os cartolas que causaram o rombo financeiro continuam conselheiros e ninguém ainda foi punido, que a Raposa tenta sair do atoleiro.

PUBLICIDADE

Cada vez mais isolado, Sérgio contratou na semana passada o diretor de futebol Rodrigo Pastana, que estava no CSA. Envolvido em polêmicas na carreira, sua chegada desagradou à torcida. Ainda mais que o novo dirigente escolheu para o lugar de Conceição um treinador de apenas dois trabalhos e menos de um ano no futebol profissional: Mozart, ex-volante do Coritiba, Flamengo e Seleção Olímpica em Sydney’2000. Ele terminou a Série B de 2020 no CSA, junto com Pastana, e comandou a Chapecoense no Campeonato Catarinense, sendo dispensado após perder para o Avaí a decisão do título.

A revolta é grande entre torcedores e boa parte do Conselho. Pedro Lourenço, que, patrocínio à parte, vinha socorrendo o Cruzeiro em pendências financeiras pontuais, avisou que nem atenderá mais telefonemas do presidente. Ele entende que o momento era para um treinador mais experiente, capaz de administrar o elenco e contornar a insatisfação dos jogadores preteridos por Conceição.

Lanterna e único time sem pontos na Série B após as duas primeiras rodadas, o Cruzeiro recebe o Goiás, quinto colocado, neste sábado, no Mineirão. Já com ocupante novo à beira do campo. Um tiro no escuro. Não custa lembrar que o regulamento aprovado pelas agremiações para as duas principais divisões do Campeonato Brasileiro só dá direito a uma troca de treinador. Quem apelar para a segunda terá de usar solução interna. Ou seja, se o novato Mozart repetir o fracasso da turma que o antecedeu, o destino cruzeirense na Segunda Divisão em 2021 cairá nas mãos de um interino.

O centenário Cruzeiro Esporte Clube, um gigante do futebol brasileiro e sul-americano, se desidrata em vez de se reerguer.

PUBLICIDADE

Leia mais sobre Cruzeiro e futebol mineiro, assim como de outras praças, no Canal Arreguy