Home Futebol Eurocopa: você sabe por que a Espanha é chamada de La Furia?

Eurocopa: você sabe por que a Espanha é chamada de La Furia?

Termo que faz alusão às tropas de 1576 acompanha a Espanha a mais de 100 anos

Gabriel Mineiro
Colaborador do Torcedores
PUBLICIDADE

Antes da chegada do futebol na Espanha, por volta do ano de 1870, o principal entretenimento na Espanha era a tourada. Os espanhóis adoravam a virilidade e a coragem que os toureiros demonstravam ao enfrentar touros enormes. A sociedade tinha neles um exemplo a se seguir, eram verdadeiros devotos deles e de tudo que eles representavam (força, virilidade, honra).

A tourada se manteve como a única atividade para assistir durante anos. Até que chegou o tal do futebol, na década de 1870. Chegou da mesma forma que chegou em quase todos os outros países, levado por britânicos, no caso específico da Espanha, por mineradores britânicos, que chegaram ao sudoeste do país após o inglês Hugh Matheson comprar uma mina de carvão na região.

Sem brutalidade, sem negócio

O futebol começou assim em terras espanholas, levados por britânicos, e também jogado unicamente por britânicos, visto que, o público espanhol tinha uma grande indiferença em relação ao esporte, de acordo com o escritor espanhol Jimmy Burns: “Faltavam ao jogo a criatividade e o risco que permeavam o entretenimento ao qual estavam acostumados”. Referindo-se claro, a tourada.

PUBLICIDADE

Porém essa indiferença deu lugar a uma calorosa paixão após a fundação do Athletic Club, primeira grande potência do futebol espanhol, formado através da fusão de dois outros clubes, um que era formado por trabalhadores britânicos e outro formado por estudantes  do Gymnasium Zamacois .

Com o inglês Mr. Shepherd no comando técnico da equipe, a população espanhola passou a se interessar pelo esporte, já que agora, o estilo de jogo lento, em que prezava os toques curtos e por muitas vezes era entediante, caiu por terra, e para substituí-lo, Mr. Shepherd introduziu um estilo mais ofensivo, com passes longos de um lado para o outro no campo, e jogadores rápidos e fortes no meio, capazes de marcar gols. Ou seja, Mr. Shepherd deu ao público o que o público queria, um jogo repleto de demonstração de força física.

Enfim, la furia

Em 1920, nas Olímpiadas, o estilo de jogo que começou no Athletic Club, já era conhecido como o “estilo espanhol”, uma vez que o estilo havia se espalhado por todo o país. Entretanto, apesar da grande popularidade que o futebol ganhou no país, a Espanha foi à Bélgica para a disputa dos jogos olímpicos sem grandes expectativas.

A campanha começou com uma vitória sobre a Dinamarca por 1×0, os espanhóis se classificaram para as quartas de final, onde perderam por 3×1 para os donos da casa. Seguindo as regras da lógica, essa derrota decretava o fim das Olimpíadas para a Espanha, porém, futebol e lógica nunca andaram juntos. E depois da Tchecoslováquia se revoltar contra a arbitragem da final da competição e abandonar a partida aos 43 minutos do primeiro tempo, um complicado sistema foi criado para definir quem ficaria com a medalha de prata.

PUBLICIDADE

E este torneio, que é conhecido como “torneio de consolação”, foi o que proporcionou a alcunha de “La Furia” para os espanhóis. Às vésperas da final do torneio de consolação, contra a Holanda, depois da Espanha vencer a Suécia por 2×1 e a Itália por 2×0, um jornal holandês, comparando o estilo de jogo da Espanha com a ferocidade das tropas espanholas, que em 1576 saquearam a mesma Antuérpia onde a Espanha desfilava seu futebol 344 anos depois, criou o termo la furia para definir o estilo de jogo que a Espanha apresentou. Os espanhóis adotaram este termo com prazer e muita honra, como se é característico do povo espanhol.

 

 

LEIA MAIS

PES 2021: Barcelona divulga vídeo de Messi e Aguëro jogando juntos

Boca Juniors emite nota pedindo adiamento do reinício do Campeonato Argentino

 

PUBLICIDADE