Home Torcedoras Mercado da bola: Saiba quais são as contratações mais caras do futebol feminino

Mercado da bola: Saiba quais são as contratações mais caras do futebol feminino

Em 2020, o futebol feminino internacional passou de 1 milhão de dólares em transferências pela primeira vez na história

Victor Franco
Colaborador do Torcedores

Por conta de diversos fatores, o investimento e os valores das transferências do futebol feminino são inferiores ao do masculino. Porém, nos últimos anos, clubes de diversas partes do mundo começaram a abrir os olhos para o potencial da modalidade.

PUBLICIDADE

Uma amostra disso é que, em 2020, a janela de transferências internacional atingiu 1 milhão de dólares pela primeira vez, muito por conta do investimento das grandes equipes inglesas. Confira quais são as contratações mais caras da história do futebol feminino:

 

PUBLICIDADE

4) Ramona Bachmann – do FC Rosengård para o Wolfsburg

Em 2015, a atacante Ramona Bachmann foi contratada pelo Wolfsburg, da Alemanha, por 95 mil euros. Na época, a suíça jogava no FC Rosengård, da Suécia, há três anos, onde foi tricampeã nacional. Antes disso, Ramona começou sua carreira atuando pelo Luzern, de seu país natal, se transferindo para o clube sueco Umeå IK, onde jogou ao lado da craque Marta.

Após sua passagem pelo Wolfsburg, Bachmann se juntou ao Chelsea em 2017, conquistando duas ligas nacionais e uma FA Cup. Por fim, no ano passado, a suíça foi para o Paris Saint-Germain, equipe que conquistou o Campeonato Francês.

 

3) Damaris Egurrola – do Everton para o Lyon

O Lyon, contratou a volante Damaris Egurrola do Everton, da Inglaterra, por 100 mil euros em janeiro deste ano. Nascida nos Estados Unidos, a jogadora de 21 anos começou a sua carreira nas categorias de base do Athletic Bilbao, subindo para a equipe principal em 2015.

PUBLICIDADE

Permaneceu no clube durante cinco temporadas até, após o término do seu contrato, se transferir para o Everton em julho do ano passado. Sua estreia pelo novo clube ocorreu no dia 3 de outubro, em uma vitória por 6×0 sobre o Aston Villa. Poucos meses depois, o Lyon se interessou pela jovem atleta e pagou a quantia citada para tirá-la do time inglês. Egurrola já passou pelas Seleções Espanholas de base e pela principal, além de ter disputado um amistoso pelo País Basco.

 

2) Sam Kerr – do Chicago Red Stars para o Chelsea

Em julho de 2019, o Chelsea abriu os cofres e contratou a atacante Sam Kerr do Chicago Red Stars, dos Estados Unidos, por 300 mil euros. A australiana começou sua trajetória atuando na liga local, jogando pelo Perth Glory. Depois, Kerr passou por Sydney FC e Western New York Flash, dos Estados Unidos, até voltar ao Perth Glory, onde marcou incríveis 52 gols em 49 partidas.

Sam retornou aos Estados Unidos em 2019 e para jogar pelo Chicago Red Stars, onde fez 19 gols em 23 jogos na Liga Americana. Esses números fizeram com que ela atraísse os olhares de clube europeus, incluindo o Chelsea, que efetuou a sua contratação. Pela Seleção Australiana, Kerr é a segunda maior artilheira da história, tendo feito 42 gols em 92 partidas.

PUBLICIDADE

 

1) Pernille Harder – do Wolfsburg para o Chelsea

A líder da lista é a meia-atacante Pernille Harder, que foi contratada pelo Chelsea, vindo do Wolfsburg, por 350 mil euros em setembro do ano passado. Natural da Dinamarca, ela começou sua carreira muito jovem no futebol local. Depois, se transferiu para o Linköpings FC, da Suécia, em 2012, onde permaneceu por cinco temporadas. Foi campeã da liga nacional, além de ter sido a melhor jogadora do torneio em 2015 e 2016.

Após essas temporadas de destaque, Pernille viajou para a Alemanha para jogar no Wolfsburg. Ela conquistou a Bundesliga e a copa nacional quatro vezes, mas foi vice-campeã da Liga dos Campeões Feminina em 2018 e 2020, ambas sendo derrotada para o Lyon. Agora no Chelsea, Harder foi campeã inglesa e da Copa da Liga da Inglaterra, porém perdeu novamente o torneio continental, desta vez para o gigante Barcelona.

 

Extra: Milene Domingues – do ASD Fiammamonza para o Rayo Vallecano

Além das atletas já citadas, outra jogadora também movimentou os cofres da modalidade no passado. Em 2002, a brasileira Milene Domingues foi contratada pelo Rayo Vallecano, da Espanha, vindo do ASD Fiammamonza, da Itália, por um valor especulado em 200 mil libras. Essa quantia a colocaria em 2º lugar na lista de transferências mais caras da história do futebol feminino.

PUBLICIDADE

Milene começou sua carreira atuando pelo Corinthians em 1997. Também jogou por AD Torrejón e CF Pozuelo, ambos da Espanha, até se aposentar dos gramados em 2009. Além disso, ela fez parte do elenco da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2003.

 

SAIBA MAIS

Mercado da bola: Corinthians anuncia zagueira artilheira ex-Fluminense

PUBLICIDADE

Brasileirão Feminino: disputa da artilharia e assistências após a 14ª rodada