Home Outros Esportes Maple Leafs: confira o histórico recente de eliminações traumáticas da equipe

Maple Leafs: confira o histórico recente de eliminações traumáticas da equipe

De novo, o Toronto Maple Leafs foi eliminado na 1ª rodada dos playoffs, desta vez para o Montreal Canadiens

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.

Novamente, a história se repetiu. O Toronto Maple Leafs foi eliminado na 1ª rodada dos playoffs da NHL. Apesar de ter feito 3 a 1 na série contra o Montreal Canadiens, a equipe permitiu o empate e nesta segunda-feira (31) perdeu o Jogo 7.

PUBLICIDADE

Desde que avançou para as semifinais da Conferência Leste em 2004, os Leafs não conseguem avançar da primeira fase da pós-temporada. A partir de 2013, foram seis eliminações seguidas, contando a de ontem.

Então, a seca continua. Os Maple Leafs não conquistam a Stanley Cup desde 1967. E, segundo a conta satírica Since Leafs Last Cup, a franquia não conquista o título da NHL há 19.754 dias.

PUBLICIDADE

Vamos agora recapitular o histórico de eliminações do Toronto Maple Leafs nos últimos anos:

2013: Boston Bruins 4, Toronto Maple Leafs 3

Depois de sete anos sem ir aos playoffs, os Leafs terminaram com 57 pontos e na 3ª posição da divisão Nordeste. Com isso, o time encarou os Bruins, que tinha terminado no 2º lugar da divisão. A equipe de Boston chegou a abrir 3-1 na série, porém os canadenses conseguiram levar o confronto para o Jogo 7, após vencer os jogos 5 e 2 pelo placar de 2 a 1.

No duelo derradeiro, o Toronto chegou a abrir uma boa vantagem, todavia cedeu a virada. Até o 3º período, os Leafs lideravam por 4 a 1 e os Bruins buscaram o empate, levando a partida para a prorrogação. Após 6:05 de overtime, Patrice Bergeron marcou o gol da vitória dos Bruins, mandando os Leafs pra casa.

2017: Washington Capitals 4, Toronto Maple Leafs 2

Após três temporadas sem disputar a fase final da NHL, o Toronto voltou a pós-temporada, ficando no 3º lugar da divisão Atlântica. Os adversários foram os Capitals, os quais conquistaram a President’s Trophy (time que terminou com a melhor campanha na temporada regular).

PUBLICIDADE

Os Maple Leafs chegaram a surpreender, abrindo 2 a 1 no duelo, todavia sofreram três derrotas seguidas e acabaram perdendo a série. Neste confronto, cinco partidas foram para a prorrogação. No Jogo 6, aliás, os Leafs abriram o placar no 3º período, mas cederam o empate. Posteriormente, Marcus Johansson venceu a partida – e a série – para o time da capital dos EUA.

2018: Boston Bruins 4, Toronto Maple Leafs 3

Mais uma vez, outra derrota para os Bruins em sete jogos. Os Maple Leafs repetiram o script de terminar no 3º lugar da Atlantic division, enquanto o Boston acabou na 2ª posição. Da mesma forma que em 2013, os Leafs chegaram a estarem perdendo a série por 3 a 1 e buscaram.

Mas, outra vez, perderam de forma traumática no sétimo jogo. Após o 2º período, Toronto liderava por 4 a 3, mas no último cederam quatro gols e os Bruins venceram por 7 a 4.

2019: Boston Bruins 4, Toronto Maple Leafs 3

Certas coisas não mudaram, tanto no início quanto no fim da trajetória. Mesma colocação na temporada regular, mesmo oponente nos playoffs e o placar da série foi igual. Em contraste com as ocasiões anteriores, os Leafs e os Bruins trocaram vitórias no decorrer do duelo.

PUBLICIDADE

No último jogo do confronto, Boston venceu por 5 a 1 e avançou de fase. Assim como em 2013, quando perderam para o Chicago Blackhawks, o Boston Bruins perdeu para o St. Louis Blues na final da Stanley Cup.

2020: Columbus Blue Jackets 3, Toronto Maple Leafs 2

A pós-temporada de 2019-20 foi diferente por causa da interrupção da temporada em decorrência do início da pandemia. Com isso, 24 times disputaram a fase final da temporada em duas bolhas no Canadá, em Toronto (Leste) e Edmonton (Oeste). Embora tivessem a vantagem de jogar em casa, os Leafs mesmo assim não passaram de fase. Na rodada de qualificação, que foi disputada em melhor de cinco jogos, Toronto e Columbus trocaram vitórias até o Jogo 4. Entretanto, na última partida, Joonas Korpisalo não deu chance para os Leafs e os Blue Jackets venceram por 3 a 0.

2021: Montreal Canadiens 4, Toronto Maple Leafs 3

Nesta temporada, a NHL teve que fazer um realinhamento porque o Canadá estava restringindo viagens dos Estados Unidos. Portanto, os times canadenses ficaram se enfrentando entre si na temporada regular e os Maple Leafs ficaram no 1º lugar da divisão Norte, ao passo que os Canadiens terminaram em 4º.

Como dito anteriormente, os Leafs estavam liderando a série por 3 a 1, após conquistarem três triunfos consecutivos depois da derrota no 1º jogo. Porém, o Montreal venceu as partidas 5 e 6 na prorrogação e levou a partida de ontem por 3 a 1.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

NHL PLAYOFFS: CANADIENS BATEM MAPLE LEAFS E VÃO A DECISÃO DA DIVISÃO NORTE 

NHL PLAYOFFS: ISLANDERS VENCEM EM BOSTON E EMPATAM A SÉRIE