Home Redação Torcedores A importância do treinador de poker

A importância do treinador de poker

O mundo do poker se desenvolveu muito nos últimos anos e conseguiu atingir um grau de profissionalismo que ajuda todas as áreas do setor a crescer.

Lucas Perillo
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo

Os jogadores profissionais estão se tornando verdadeiros especialistas e os iniciantes cada vez mais se preparam para aprimorar suas técnicas na modalidade. Neste sentido surge o trabalho do treinador de poker, que funciona como um guia para ajudar com torneios ou eventos pontuais.

PUBLICIDADE

Qual é então o papel do treinador de poker?

Essa profissão, tal como um treinador de futebol, tem surgido justamente por essa proliferação de jogadores iniciantes que precisam de ajuda externa para melhorar seus resultados e chegar a um nível onde possam viver de sua paixão.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, são os próprios atletas que decidem mergulhar de vez neste ramo ao mesmo tempo que procuram as ferramentas necessárias para se desenvolverem no poker.

Assim, um treinador de poker não vai realmente se dedicar a ensinar as regras da modalidade porque essas são conhecimentos que qualquer usuário já possui. Ele será o responsável por corrigir alguns dos erros mais comuns, ajudar a tomar melhores decisões e aprimorar a forma de jogar.

Estilos, estratégias e abordagens

Não é só a estratégia que importa ao decidir quem pode ser treinador, também depende das aspirações do próprio jogador. Se a intenção é apenas conseguir mais prémios em torneios multijogador, provavelmente o aconselhamento não fará sentido a longo prazo.

PUBLICIDADE

Os treinadores de poker podem se especializar então em um dos vários ramos da modalidade e, nesse sentido, é melhor sempre o praticante se informar antes de chegar a um acordo.

Esse profissional dará algumas noções que o praticante poderá aplicar posteriormente em seus torneios e nos jogos que irá disputar. Neles, o treinador poderá monitorar uma grande quantidade de dados de milhares de partidas e descobrir onde está sua fraqueza e sua força.

O técnico também é capaz de ajudar o jogador no planejamento de mãos e no preparo de um cronograma de torneio equilibrado. Tudo isso sempre pensando que existem diferentes tipos de adversários e eles terão sempre formas de contra-atacar.

Contudo, ter a opção de coaching não garante excelentes resultados à mesa, mas o que pode fazer é proporcionar maior segurança. E isso é muito importante quando se trata de ficar cara a cara com outros jogadores, tanto ao vivo quanto online.

PUBLICIDADE

Tipo de treinamento do treinador de poker

Essas aulas são geralmente ministradas online. Pelo país existem várias escolas totalmente dedicadas a essas tarefas. Muitos treinadores são formados por profissionais que já foram jogadores, mas também há professores que se formaram na busca contínua de ajuda a outros usuários e que também apresentam muito bons resultados, apesar de não terem tanta experiência nas partidas.

O que a pessoa também deve ter em mente é que ela deve estar ciente se realmente precisa da ajuda de um técnico. Jogadores que estão apenas começando podem cometer o erro de ir direto a esse tipo de ajuda, quando nem mesmo conhecem o seu papel no jogo.

O coaching no poker não é nada pelo qual devemos ficar obcecados, especialmente se formos atletas amadores. Jogue sempre primeiro, tente descobrir suas falhas por si mesmo e depois vá a esses tipos de serviços se achar necessário.

PUBLICIDADE

Será este o próximo passo do poker?

coaching está se tornando uma nova maneira de ganhar a vida em muitos mercados e, no poker, também conseguiu conquistar um pequeno nicho. Através de bancos de dados, insistindo em correções e trabalhando juntos, verdadeiros campeões de um futuro não tão distante na modalidade podem ser formados.

Por outro lado, existem outros esportes que fazem do treinamento especializado um padrão, como é o caso do ténis ou até mesmo as artes marciais, onde os resultados são tudo o que o atleta deseja.

Vale ressaltar ainda que, os cursos online sobre poker, como, por exemplo, os treinamentos da Udemy, também podem ser uma boa matéria para conseguir  entender se esse é realmente o caminho a tomar.

PUBLICIDADE