Home Futebol Euro: na prorrogação, Ucrânia bate a Suécia e define última vaga nas quartas

Euro: na prorrogação, Ucrânia bate a Suécia e define última vaga nas quartas

Dovbyk faz no último minuto da prorrogação e garante a vaga ucraniana nas quartas de final da Eurocopa 2020

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

As quartas de final da Eurocopa 2020 estão definidas. E a Ucrânia fará parte delas. A seleção do leste europeu conquistou sua classificação ao bater nesta terça (29) a Suécia, por 2 a 1, na prorrogação.

PUBLICIDADE

A seleção ucraniana saiu na frente do placar, com o gol de Zirchenko no começo o primeiro tempo, mas sofreu o empate aos pés de Forsberg, ainda na etapa inicial. O confronto ganhou ares épicos com a expulsão do zagueiro Danielsson, da Suécia, no primeiro tempo da prorrogação. Então, no último minuto da prorrogação, Dovbyk  fez o gol da vitória.

A Ucrânia encara agora a Inglaterra nas quartas de final. O time inglês conquistou sua classificação ao vencer, mais cedo, a Alemanha, por 2 a 0. O jogo será disputado no sábado (3), as 16h, no Estádio Olímpico de Roma.

PUBLICIDADE

Os gols de Suécia x Ucrânia

O gol que abriu o placar foi de Zirchenko. Aos 27 minutos do primeiro tempo, o lateral da Ucrânia, que joga pelo Manchester City, completou, no segundo pau e com um chute em cheio, o lindo cruzamento de Yarmolenko pela direita, feito com a parte externa de seu pé esquerdo.

O empate da Suécia veio ainda na primeira etapa, aos 42 minutos. Na intermediária ofensiva, mas caindo pela direita, Isak recebeu a bola, fintou e a passou para Forsberg. O meia, artilheiro sueco na competição, recebeu na entrada da área e chutou forte de esquerda. A bola ainda resvalou no defesa antes de subir e acelerar e acertar o ângulo direito do goleiro Bushchan.

O gol da vitória saiu aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação, com Dovbyk. O atacante se colocou bem na área e mergulhou para concluir o belo cruzamento de Zirchenko pela esquerda. Heróico.

Vitória histórica da Ucrânia

A vitória rendeu à Ucrânia não só a vaga nas quartas de final mas o aumento de uma marca histórica. A seleção, afinal, nunca tinha avançado para uma fase eliminatória de um grande torneio, e portanto venceu, pela primeira vez, um mata-mata de Eurocopa. Será que seguirá fazendo história?

PUBLICIDADE

Ficha do jogo de Suécia x Ucrânia

Suécia (4-4-2): Olsen; Lustig (Krafth), Lindelöf, Danielsson e Augustinsson (Bengtsson); Larsson (Claesson), Olsson (Helander), Ekdal e Forsberg: Kulusevski (Quaison) e Alexander Isak (Berg). Técnico: Jan Andersson.

Ucrânia (3-5-2): Bushchan; Zabarnyi, Kryvtsov e Matviyenko; Karavaev, Sydorchuk (Bezus), Stepanenko (Makarenko), Shaparenko (Malinovskyi) e Zinchenko; Yarmolenko (Dovbyk) e Yaremchuk (Besedin/Tsygankov). Técnico: Andriy Shevchenko.

Gols: Zirchenko, 27′, 1T; Forsberg, 42′, 1T; 15′ 2T (P);

LEIA MAIS

Euro: Kane marca, dá fim ao jejum e ajuda a classificar a Inglaterra

PUBLICIDADE

Euro: Sterling é responsável por 75% dos gols da Inglaterra

Euro: vitória épica da Suíça contra a França quebrou tabu de 29 anos