Home Futebol Tite, sobre o futebol moderno: “Aquela beleza, hoje, não existe”

Tite, sobre o futebol moderno: “Aquela beleza, hoje, não existe”

Técnico da seleção brasileira analisou o atual cenário do futebol mundial e o comparou com os anos 1970

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Tite jogou um balde de água fria naqueles que sonhavam ver um futebol mais vistoso na seleção brasileira. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o técnico analisou o estado do jogo nos dias de hoje, entendendo que aquilo que se praticava nos anos 1970 não é mais possível.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O que nós temos que nos acostumar é que aquela beleza e aquela plasticidade, que tínhamos o Clodoaldo aqui conosco, que havia um tempo de um olhar para o alto, de uma batida da bola mais cortada, do domínio, do timing, hoje não existe.”, explicou.

Tite não mencionou Clodoaldo à toa. O ex-jogador é chefe da delegação brasileira nas Eliminatórias e que foi titular da seleção na campanha do tricampeonato da Copa do Mundo. Sua participação, inclusive, no icônico quarto gol marcado na final contra a Itália, foi decisiva. E bastante plástica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tite enxerga a beleza na velocidade

Ainda assim, o treinador brasileiro prefere ver a plasticidade do jogo nos detalhes. “Hoje a beleza tu tem que encontrar na rapidez de raciocínio e execução. É um passe com maior qualidade num campo bom, porque uma fração de segundo é o tempo da marcação”, detalhou.

Tite espera mostrar a beleza de seu estilo de jogo já nesta quinta-feira (17), quando o Brasil encara o Peru pela segunda rodada do grupo A da Copa América. O confronto está marcado para as 21h, no estádio Nilton Santos.

LEIA MAIS

Tite: “Queriam saber como ganhamos sem o Neymar”

PUBLICIDADE

Rodrygo é vetado pelo Real Madrid e não jogará Olimpíada de Tóquio

PUBLICIDADE

Copa América 2021: 2ª rodada com Brasil x Peru e Argentina x Uruguai

Better Collective