Home Outros Esportes Atletas universitários da NCAA podem receber dinheiro por direito de imagem

Atletas universitários da NCAA podem receber dinheiro por direito de imagem

De acordo com nota divulgada pela NCAA, os atletas universitários estarão aptos a ganhar pelo uso de seu nome e imagem a partir deste 1º de julho

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.

Finalmente, depois de muitos impasses, os atletas universitários dos Estados Unidos vão poder receber dinheiro por direito de imagem. Segundo uma nota divulgada pela Associação Nacional de Atletas Universitários (NCAA) nesta quarta-feira (30), os estudantes-atletas das três divisões da NCAA poderão se beneficiar com o ganho sobre os seus nomes e imagens temporariamente a partir desta quinta-feira (1º). A medida será válida para todos os esportes.

PUBLICIDADE

Curiosamente, essa é a mesma data em que as leis sobre direitos de imagem dos esportistas universitários vão entrar em vigor em sete estados dos EUA, e vai durar até a legislação federal ser adotada ou a NCAA desenvolver suas próprias regras.

Dessa forma, os atletas universitários vão poder receber dinheiro de atividades como autógrafos e aparições pessoais, desde que estejam de acordo com as regras dos estados onde ficam as universidades do atleta. Além disso, os estudantes-atletas vão poder ter auxílio profissional para essas atividades, com as instituições de ensino determinando se elas se encaixam com a legislação local.

PUBLICIDADE

Outro benefício para os atletas universitários de acordo com a nova política

De conformidade com a nova política, os atletas que estudam em escolas onde os estados ainda não têm uma lei sobre direitos de imagem também poderão receber pela sua imagem. Dessa maneira, eles não vão poder ser multados pela NCAA.

Até o dia 30 de junho, 20 estados dos EUA aprovaram a legislação para os direitos de imagem dos atletas universitários. Na segunda-feira, com as leis em vias de serem aprovadas, o conselho Divisão I da NCAA votou pela adoção da nova política provisória.

LEIA MAIS

Ao lado de Lebron James, governador da Califórnia assina lei em defesa de alunos de faculdades. Entenda

PUBLICIDADE

Kicker brasileiro, João Lima recebeu propostas de universidades dos Estados Unidos e pode jogar na NFL