Home Futebol Entenda a polêmica das bandeiras do Flamengo no estádio do Corinthians

Entenda a polêmica das bandeiras do Flamengo no estádio do Corinthians

Bandeiras do time rubro-negro nos postes do escanteios apimentaram a repercussão do Fla-Flu disputado no último domingo (4), na Neo Química Arena

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

A vitória do Fluminense sobre o Flamengo no último domingo (4), em partida válida pela 9ª rodada do Brasileirão, foi um prato cheio para os torcedores e fãs de futebol. O jogo teve gol nos acréscimos de jogador da base do Flu, teve a cômica queda do técnico Roger Machado, além de uma discussão flamenguista envolvendo o meia Vitinho.

PUBLICIDADE

Ainda assim, um outro acontecimento tem ganhado força entre as repercussões, e tem a ver, veja só, com o Corinthians. O clássico, afinal, foi disputado na Neo Química Arena, o estádio do clube paulista, mas com o mando flamenguista, o que rendeu uma situação curiosa: o uso das bandeiras nos postes do escanteio.

No dia do jogo, eram visíveis, entre a dominante paleta de cores alvinegra da casa corintiana, alguns pontos vermelhos. Quatro deles já dentro do campo, nas chamadas bandeirinhas de escanteio. Ali, as flâmulas alvinegras foram substituídas por rubro-negras, com listras horizontais e o escudo histórico do Flamengo.

PUBLICIDADE

A troca não passou batida, especialmente pela Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do Corinthians, que criticou veementemente a “decoração” do local, que também teve o painel de LED, que dá a volta pela arquibancada, em vermelho e preto e com mensagens de apoio ao mandante carioca.

Você pode conferir a nota completa da Gaviões aqui.

Corinthians autorizou o uso das bandeiras do Flamengo

A nota, claro, fez explodir a repercussão do caso. Além da demonstração de indignação, a comunicação da Gaviões revelou que o clube também não cobrou aluguel pela cessão da Neo Química Arena. Ambos os pontos têm explicações.

Quanto às bandeiras, o site “Meu Timão” apurou, já na tarde do domingo (4), que tanto a troca das flâmulas quanto o uso do painel de LED foram pedidos com antecedência pelo clube carioca e autorizados pelo time paulista.

PUBLICIDADE

As chamadas “bandeirinhas de escanteio” são um requerimento obrigatório nas partidas no Brasil, inclusive previstas no regulamento da CBF. O mesmo, no entanto, não distingue o tipo de bandeiras usadas, se do clube da casa, se do mandante. Há apenas a necessidade de autorização para o uso de imagens associadas à Fifa.

Quanto à ausência de cobrança do aluguel na Neo Química Arena, o jornalista Rodrigo Vessoni informou nesta segunda-feira (5) à bancada do programa “Donos da Bola”, da TV Bandeirantes, que a “gratuidade” estava prevista em acordo entre todos os clubes do Brasileirão 2021 e a CBF.

Segundo Vessoni, o acordo foi firmado antes mesmo da disputa do campeonato. A entidade pediu aos clubes a cessão de seus respectivos estádios para casos “especiais”, tendo em vista as restrições de eventos e outras ocasiões similares devido à pandemia da Covid-19.

Por que o Fla-Flu foi jogado na Neo Química Arena

O Fla-Flu deste domingo (4),  por sua vez, pode ser considerado um caso especial envolvendo a pandemia. Por conta da Copa América, que foi realocada ao Brasil depois das negativas das então sedes, Colômbia e Argentina, a CBF teve de readaptar algumas logísticas do calendário brasileiro.

PUBLICIDADE

Entre elas, o uso do Maracanã para as partidas finais do torneio. Assim, a entidade máxima do futebol brasileiro fez um acordo com o Flamengo, pedindo “as chaves” do estádio entre os dias 24 de junho e 10 de julho, em troca de cobrir as despesas de transporte e hospedagem das realocações necessárias.

O único jogo previsto para o período era justamente o Fla-Flu, que tinha o mando do time rubro-negro. Entre as alternativas locais — Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador — foi a “interestadual” que ganhou força.

Segundo o jornalista Mauro Cezar Pereira, a combinação do ótimo estado do gramado da Neo Química Arena com a praticamente mesma logística do deslocamento (Rio-São Paulo de avião, Rio-Volta Redonda de ônibus), fez com que Flamengo optasse pelo estádio do Corinthians.

Bandeiras já foram trocadas na Neo Química Arena

Vale lembrar que a polêmica das bandeiras pode até ser nova, mas a sua troca na Neo Química Arena, não necessariamente. Durante a Copa do Mundo de 2014, por exemplo, as flâmulas usadas eram amarelas, inclusive ficando em jogos do Corinthians ao fim da competição. O mesmo aconteceu nos jogos da Copa América de 2019.

PUBLICIDADE

Na Olimpíada de 2016, o estádio serviu como uma das sedes do torneio de futebol. E usou bandeirinhas vermelhas. De qualquer maneira, essa foi a primeira vez que um escudo de outro clube foi “hasteado” no campo corintiano.

LEIA MAIS

Fla-Flu em São Paulo não é o 1º disputado fora do Rio; confira os jogos

Brasileirão: Clássico e mais um jogo têm gol nos acréscimos da 9ª rodada

Recorde do Jô no Corinthians, gol do Fluminense nos acréscimos e mais: Melhores lances da 9ª rodada do Brasileirão

PUBLICIDADE