Campeonato Italiano não terá mais uniformes da cor verde a partir de 2022

Norma atende a um pedido da televisão; medida será aplicada próxima temporada sendo ‘de transição’ no Calcio

Victor Martins
Um homem que acredita ser jornalista, escritor e 'chato'. Decidam vocês qual será a opção escolhida.Formado na Universidade Metodista de São Paulo. No Torcedores desde 2016 ou algo parecido.

Crédito: Divulgação/Facebook Oficial Sassuolo

Já imaginou Palmeiras, Chapecoense, Goiás, Juventude e outros times sem poder usar uniformes de cor verde? É o que deverá acontecer a partir de 2022 no Campeonato Italiano, que proibirá camisas desta cor para suas equipes participantes, segundo o Uol Esporte.

Conheça a 1xBet:

Um novo jeito de fazer sua aposta esportiva!

A medida foi decretada nos últimos dias pela entidade que rege a Serie A do Calcio e constará no Artigo 2 dos regulamentos da competição já para a temporada 2022/23. A nova regra veda que os uniformes usados pelos atletas de linham estejam na cor verde, uma medida que fora feita a pedido da televisão, por achar que times que usam uniformes verdes ficam com as cores muito semelhantes às do gramado e isso atrapalharia a visualização dos jogadores por parte dos telespectadores e o contraste na exibição das transmissões.

Esta regra não se aplicará, por enquanto, aos goleiros, que seguirão podendo usar a cor. A temporada 2021/22, que começa em breve, será usada como ‘transição’ para que as equipes possam fazer uniformes que não sejam verdes. Uma cor pouco usada no futebol italiano, mas que terá dois times que usam o time (Sassuolo e Venezia) a disputar a próxima temporada com estas cores. Além de outros, como a Lazio, que usaram o verde em segundos e terceiros uniformes.

O Sassuolo tem seu primeiro uniforme listrado em verde e preto enquanto que o Venezia tem partes da camisa principal em preto e laranja, Não se sabe se estes times terão também que eliminar as cores apesar da não predominância da ‘cor proiibida’ em seus uniformes ou se poderão achar uma saída para colocar a cor ainda nas camisas.

E no Brasil?

Caso uma lei semelhante fosse aplicada no Brasil, muitos times teriam que se virar para arranjar novos uniformes sem serem verdes. Em especial o Palmeiras, que tem na cor uma de suas maiores identidades, e poderia ver seu primeiro uniforme ter que deixar de ser usado em partidas de futebol. Na Série A, são seis os times que tem o verde como parte de seus uniformes (Palmeiras, Juventude, Chapecoense, Cuiabá, Fluminense e América-MG) de forma oficial.

LEIA AMIS

Foi ou não foi pênalti para o Palmeiras na Libertadores? Comentaristas do Jogo Aberto opinam