Home Futebol Campeonato Italiano não terá mais uniformes da cor verde a partir de 2022

Campeonato Italiano não terá mais uniformes da cor verde a partir de 2022

Norma atende a um pedido da televisão; medida será aplicada próxima temporada sendo ‘de transição’ no Calcio

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Já imaginou Palmeiras, Chapecoense, Goiás, Juventude e outros times sem poder usar uniformes de cor verde? É o que deverá acontecer a partir de 2022 no Campeonato Italiano, que proibirá camisas desta cor para suas equipes participantes, segundo o Uol Esporte.

PUBLICIDADE

A medida foi decretada nos últimos dias pela entidade que rege a Serie A do Calcio e constará no Artigo 2 dos regulamentos da competição já para a temporada 2022/23. A nova regra veda que os uniformes usados pelos atletas de linham estejam na cor verde, uma medida que fora feita a pedido da televisão, por achar que times que usam uniformes verdes ficam com as cores muito semelhantes às do gramado e isso atrapalharia a visualização dos jogadores por parte dos telespectadores e o contraste na exibição das transmissões.

Esta regra não se aplicará, por enquanto, aos goleiros, que seguirão podendo usar a cor. A temporada 2021/22, que começa em breve, será usada como ‘transição’ para que as equipes possam fazer uniformes que não sejam verdes. Uma cor pouco usada no futebol italiano, mas que terá dois times que usam o time (Sassuolo e Venezia) a disputar a próxima temporada com estas cores. Além de outros, como a Lazio, que usaram o verde em segundos e terceiros uniformes.

PUBLICIDADE

O Sassuolo tem seu primeiro uniforme listrado em verde e preto enquanto que o Venezia tem partes da camisa principal em preto e laranja, Não se sabe se estes times terão também que eliminar as cores apesar da não predominância da ‘cor proiibida’ em seus uniformes ou se poderão achar uma saída para colocar a cor ainda nas camisas.

E no Brasil?

Caso uma lei semelhante fosse aplicada no Brasil, muitos times teriam que se virar para arranjar novos uniformes sem serem verdes. Em especial o Palmeiras, que tem na cor uma de suas maiores identidades, e poderia ver seu primeiro uniforme ter que deixar de ser usado em partidas de futebol. Na Série A, são seis os times que tem o verde como parte de seus uniformes (Palmeiras, Juventude, Chapecoense, Cuiabá, Fluminense e América-MG) de forma oficial.

LEIA AMIS

PUBLICIDADE

Foi ou não foi pênalti para o Palmeiras na Libertadores? Comentaristas do Jogo Aberto opinam