Estágio em jornalismo: como funciona e como conseguir

Tudo o que você precisa saber sobre o estágio de jornalismo: como funciona no dia a dia, onde fazer e maneiras para conseguir

Lucas Ayres
Colaborador do Torcedores

Crédito: cottonbro/Pexels

Uma das primeiras coisas que se aprende no curso de jornalismo é a importância do aprendizado na prática. Assim, o estágio em jornalismo é uma das etapas mais importantes da formação de um jornalista. Afinal, cada veículo têm sua linguagem, cada redação têm seu ritmo e todos contam com detalhes da profissão que só o dia a dia pode ensinar.

Só que não é tão simples assim conseguir um estágio em jornalismo. A atual situação do mercado de trabalho da comunicação, a alta procura, a grande competitividade, todos são obstáculos para serem ultrapassados. Ainda assim, podem ser driblados com foco, planejamento — e paciência.

Abaixo, mostramos alguns caminhos que você pode tomar para consegui-lo, além de um pouco da realidade deles nos dias de hoje.

Para saber mais sobre o curso de jornalismo, confira o portal Hora da Facul!

Utilize o que você tem à disposição

Um estágio em jornalismo não é um emprego. As maneiras de ir atrás dele, portanto, não é necessariamente a mesma. Claro que é válido procurar em sites e jornais por vagas e deixar o currículo pronto, mas também pode ser produtivo usar as ferramentas que você tem à disposição.

Pergunte para seus professores, peça ajuda para seus amigos e conhecidos vasculhe seus veículos preferidos. A ida diretamente para escritórios, agências e redações também pode ser frutífera.

Expanda seus horizontes para ter um estágio em jornalismo

A realidade do estágio em jornalismo, como falamos, não é a mesma de um emprego. A média da bolsa-auxílio paga à estagiários fica entre R$ 900 e R$ 1200 reais, quando há pagamento.

Por isso, expanda seus horizontes na hora de procurar sua primeira experiência na comunicação. Busque não só veículos mas agências de marketing, assessorias de imprensa vagas de social media e por aí vai.

Trainees famosos rendem ótimos estágios em jornalismo

Um caminho para conseguir um estágio em jornalismo é buscar os trainees famosos de jornais, como o “Focas” do jornal “Estado de S.Paulo” ou o do Folha. Eles são mais concorridos, mas são anuais e você pode se preparar para eles de maneira mais planejada — prestando pela primeira vez como uma espécie de “treineiro”, por exemplo.

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Jornalismo EAD: como é e para quem é indicado o curso?

Confira as principais áreas do jornalismo e sua atuação no mercado

Novas ou tradicionais, entenda como as mídias influenciam o jornalismo