Home Redação Torcedores Faculdade de Jornalismo: é preciso cursar para trabalhar na área?

Faculdade de Jornalismo: é preciso cursar para trabalhar na área?

No Brasil, não é necessário ter diploma de faculdade de jornalismo para exercer a profissão; o curso, porém, é altamente recomendado

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Desde que foi estabelecido que um jornalista não precisa de diploma para exercer a profissão, a necessidade de cursar uma faculdade de jornalismo virou um debate anual, pautado pelas novas turmas que prestam o vestibular e ingressam nas universidades.

PUBLICIDADE

A discussão, no entanto, acaba sendo muito mais legalista, mais para a área do direito, já que, pelo menos entre os profissionais da área, é consenso da necessidade da graduação para o trabalho ético, correto e responsável de um jornalista.

O formação de uma faculdade de jornalismo

Ao mesmo tempo que as novas mídias e tecnologias da comunicação alteraram a profissão de um jornalista, elas só reforçaram a importância da boa formação de um profissional da informação.

PUBLICIDADE

Por mais que haja muito a ser aprendido fora das salas de aula, é somente com as competências e o direcionamento pedagógico da faculdade de jornalismo que uma pessoa consegue absorver a maneira de navegar pelo enorme mar de informações, notícias,  opiniões e fake news que é a internet e o próprio noticiário.

Para saber mais sobre a faculdade de jornalismo, confira o portal Hora da Facul!

Faculdade de jornalismo como requisito do mercado de trabalho

Digamos que, ainda assim, você esteja convencido de que a parte técnica do jornalismo não precisa ser aprendida numa faculdade, o que apesar de estar longe do escopo completo da profissão, não deixa de ser verdade.

A parte difícil vem depois da técnica: o emprego. O mercado de trabalho de um jornalista não é nada fácil. Extremamente concorrido, ele oferece poucas oportunidades para quem não é formado no curso ou, pelo menos, em áreas correlatas da comunicação.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Jornalismo EAD: como é e para quem é indicado o curso?

Confira as principais áreas do jornalismo e sua atuação no mercado

Novas ou tradicionais, entenda como as mídias influenciam o jornalismo

PUBLICIDADE