Home Futebol Final da Copa América será 5ª decisão da história entre Brasil e Argentina

Final da Copa América será 5ª decisão da história entre Brasil e Argentina

O “Superclássico das Américas” decidiu quatro torneio em sua história; seleção brasileira venceu a maioria

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

A rivalidade entre Brasil e Argentina é um dos principais combustíveis do futebol de seleções sul-americano. O embate cultural e esportivo mexe com estruturas e emoções e tem sido considerado a “salvação” da Copa América 2021, notoriamente baixa em interesse e audiência do público em comparação à outras edições.

PUBLICIDADE

Ainda que a partida seja muito aguardada pelo duelo individual entre Messi e Neymar, o confronto em si entre argentinos e brasileiros em uma final é uma atração à parte. Afinal, em mais de 100 partidas entre os rivais, apenas quatro decidiram campeonatos oficiais.

Primeira decisão foi também uma final de Copa América

A primeira vez em 1937, quase tinta anos depois do primeiro jogo entre Brasil e Argentina, em 1908. Na ocasião, foi decidida a Copa América, vencida pela albiceleste. A segundo foi já 2004, também na Copa América, na inesquecível (pelo menos para os brasileiros) partida com o gol de empate de Adriano, já nos acréscimos.

PUBLICIDADE

A única final que não foi de Copa América aconteceu no ano seguinte, em 2005, e definiu o campeão da Copa das Confederações. Dessa vez, goleada com autoridade e vitória do “escrete canarinho” por 4 a 1. A última finalíssima entre as grandes rivais se deu em 2007, novamente pelo torneio sul-americano, com outra categórica vitória brasileira.

Vale lembrar que não são considerados neste histórico as partidas do chamado Superclássico das Américas, a antiga Copa Rocca que, apesar de ser uma partida em caráter decisivo, com entrega de taça, não se configura como um título oficial.

Assim, neste sábado (10), teremos a quinta decisão entre Brasil e Argentina, a quarta final de Copa América. O jogo será disputado no Maracanã, as 21h30, com transmissão do SBT, na TV Aberta, e da ESPN Brasil, TV a cabo.

LEIA MAIS

Final da Copa América é também Brasil x Argentina entre elenco do PSG

Neymar x Messi na Copa América: os números do duelo entre os craques

PUBLICIDADE

Contestado há um ano, Lucas Paquetá vira titular e talismã de Tite