Home Futebol Flamengo faz 50% menos gols que o esperado no Brasileirão; veja e entenda a estatística

Flamengo faz 50% menos gols que o esperado no Brasileirão; veja e entenda a estatística

Rubro-Negro tem a pior eficiência do campeonato ao lado do lanterna Grêmio

Matheus Leal
Setorista e editor-assistente do Torcedores.com

Em meio à enxurrada de novas estatísticas e termos do futebol atual, provavelmente você já deve ter ouvido falar em “expected goals” ou lido algo sobre xG de uma equipe. Traduzindo, a estatística é utilizada para medir o número de gols esperados de um time numa partida ou competição.

PUBLICIDADE

O ‘expected goals’ nada mais é que uma métrica para pontuar de 0,1 a 0,99 cada finalização e, assim, definir se aquele lance era para ter se transformado em gol. São analisados alguns pontos como o passe anterior ao chute, a velocidade da jogada, a distância da finalização e a parte do corpo. É como se o xG validasse com números a famosa frase: “essa até eu faria/não pode perder um gol desses”.

Na atual temporada, um dos times que mais sofre com o número de chances desperdiçadas é o Flamengo. E os números comprovam que, de fato, a equipe está fazendo bem menos gols do que o esperado. De acordo com o site Infogol, que mede o ‘expected goals’ do Brasileirão 2021, o Flamengo marcou 55,5% menos gols que o esperado no torneio até o momento, algo que vem fazendo enorme diferença nas últimas partidas.

PUBLICIDADE

Giuliano, Paulinho, Alex Teixeira: 6 medalhões livres no mercado que podem pintar na Série A

Em sete jogos, o Flamengo já balançou as redes adversárias nove vezes. Porém, a estatística mostra que o Rubro-Negro deveria ter marcado 14,26 gols. Ou seja, são cinco gols a menos do que o esperado. Contra o Fluminense, por exemplo, foram 20 finalizações e nenhum gol. Entretanto, o xG do Fla no clássico foi de 1,36, o que teoricamente teria evitado a derrota.

Segundo os dados, Bruno Henrique tem um xG de 3,7 no Brasileirão 2021. O atacante tem três gols marcados na competição. Rodrigo Muniz, por sua vez, tem um xG de 2,41 e os mesmos três gols marcados, o que mostra uma maior eficiência do jovem.

PUBLICIDADE

A título de comparação, o ‘expected goals’ ajuda a explicar a liderança do Red Bull Bragantino e a lanterna do Grêmio no Brasileirão 2021. O time de Bragança tem xG de 15,6. Ou seja, a estatística mostra que o esperado era a equipe ter marcado entre 15-16 gols apenas. No entanto, já balançou as redes 19 vezes, sendo o melhor ataque do campeonato até o momento. O Tricolor, lanterna, tem um xG de 9,4, mas só marcou quatro vezes.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes