Home Futebol Euro: Inglaterra domina, vence Ucrânia de goleada e avança às semifinais

Euro: Inglaterra domina, vence Ucrânia de goleada e avança às semifinais

Inglaterra foi completamente dominante na goleada construída contra a seleção da Ucrânia, no confronto mais tranquilo da fase eliminatória até aqui

Por Fabrício Carvalho em 03/07/2021 17:50 - Atualizado há 4 anos

UEFA EURO 2020/Twitter

Ucrânia Ukraine 0-4 England Inglaterra
UEFA Euro 2020 - Quartas de Final

A Inglaterra não tomou conhecimento da Ucrânia neste sábado (3) ao aplicar uma goleada de 4 a 0 no Estádio Olímpico de Roma para avançar às semifinais da Euro 2020.

Os ingleses rapidamente abriram o placar com Harry Kane e conseguiram administrar o restante do primeiro tempo. Houve equilíbrio na posse de bola, mas a Ucrânia não ameaçou o gol.

A expectativa por um segundo tempo mais equilibrado foi rapidamente cancelada, pois a Inglaterra surgiu ainda mais dominante e encaminhou rapidamente a vaga para a próxima fase nos gols de Maguire, Henderson e Kane, que deixou o estádio sob aplausos.

Na segunda semifinal da Euro, a Inglaterra enfrentará a Dinamarca em jogo que será realizado na próxima quarta-feira (7), a partir das 16h pelo horário de Brasília, no Wembley.

 

Primeiro tempo

Os ucranianos entraram em campo com marcação em bloco baixo, compacto no 5-3-2, deixando a posse com os ingleses para esperar um contragolpe. No entanto, logo na primeira jogada de perigo, a Inglaterra aproveitou a oportunidade e abriu o placar.

A jogada foi inteiramente construída por Sterling que passou pela defesa ucraniana e encontrou espaço para dar um tapa perfeito na bola e deixar Harry Kane na cara do gol. Em sua oportunidade inicial no jogo, não desperdiçou e venceu o goleiro Bushchan.

Os ucranianos tentaram responder rapidamente com Yaremchuk encontrando espaço na entrada da área para chutar firme, mas a bola resvalou em Stones. Nos minutos seguintes, a Ucrânia ficou mais com a posse e seguiu tentando incomodar a Inglaterra.

Em outra boa chance aos 17′, Kyle Walker jogou mal no campo defensivo e deu a bola de presente para Yaremchuk surgir na grande área para tentar surpreender o goleiro Pickford, que estava atento e defendeu firme.

Os ingleses passaram a reter mais a posse nos minutos seguintes buscando principalmente Sancho, Mount e Sterling no último terço do campo. Sem a bola, conseguiu pressionar as saídas adversárias ao reduzir espaço na troca de passes dos ucranianos.

Aos 29′, Luke Shaw acionou Harry Kane em cruzamento do canto esquerdo para a grande área, mas a bola acabou saindo por cima. Aos 33′, Sterling ganhou espaço no flanco esquerdo e cruzou buscando Rice, que chegou chutando, para a defesa do goleiro. Mount tentou aproveitar o rebote mas acabou bloqueado.

No final do primeiro tempo, Sterling liberou Shaw novamente pelo lado esquerdo e achou Sancho com um cruzamento rasteiro na grande área. O atacante conseguiu chutar mas o goleiro defendeu, em lance que foi anulado por impedimento.

Conseguindo suportar a pressão na reta final, a Ucrânia ainda incomodou no último lance do primeiro tempo. Zinchenko ganhou a bola de Stones pela esquerda e partiu em velocidade até achar Shaparenko que arriscou o chute em bola que passou ao lado da trave.

 

 

Segundo tempo

A Ucrânia precisava reagir o quanto antes para manter-se competitiva no jogo e conseguir equilibrar as ações para buscar o empate e consequentemente a virada. No entanto, tudo acabou dando errado para a equipe do técnico Shevchenko.

Logo na saída de jogo, Harry Kane acabou sendo derrubado por Sydorchuk pelo lado esquerdo, perto da grande área. Na cobrança da falta, Luke Shaw cobrou na medida para Harry Maguire testar firme a ampliar a vantagem inglesa no primeiro minuto do segundo tempo.

Devido a situação emergencial, os ucranianos optaram por marcar no bloco intermediário, mas acabaram sofrendo mais um gol rapidamente. Aos 5′ do segundo tempo, Sterling lançou Luke Shaw na esquerda com um tapa espetacular na bola e o cruzamento para Harry Kane foi perfeito, no centro da grande área.

Com isso, o jogo ficou mais controlado e cadenciado pelos ingleses que tocavam a bola com muita calma, mas ainda assim, tentando chegar ao gol na medida do possível, enquanto a Ucrânia ainda buscava se organizar com todos os jogadores no bloco ofensivo.

No entanto, a Inglaterra seguiu muito dominante e quase ampliou aos 17′ com Harry Kane, que recebeu de Sterling na grande área e parou no goleiro Bushchan, que evitou o hat-trick do artilheiro ao mandar a bola para escanteio depois de um chute muito firme.

Na cobrança de escanteio, Mason Mount colocou na medida para Jordan Henderson cabecear entre as pernas do goleiro para transformar a vitória da Inglaterra em goleada, marcando seu primeiro gol na seleção.

Para dar oportunidade aos demais jogadores do elenco, Southgate acionou Trippier, Bellingham e Rashford para os minutos finais, enquanto Shevchenko fazia alterações para deixar a seleção mais defensiva, buscando evitar uma derrota maior.

Apesar da situação resolvida, os ingleses tomaram um susto aos 30′ quando Makarenko arriscou de fora da área e arriscou uma grande defesa do goleiro inglês que espalmou.

Esta foi apenas a segunda vez que a Inglaterra marcou quatro gols em um jogo eliminatório de seleções. A outra oportunidade foi apenas na final da Copa do Mundo de 1966 contra a Alemanha, vencida por 4 a 2.

 

FICHA TÉCNICA
UCRÂNIA 0-4 INGLATERRA

Data: 03/07/2021, 16:00
Estádio: Stadio Olimpico
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)

Gols: 1T 4′ Kane (Inglaterra); 2T 1′ Maguire (Inglaterra); 2T 5′ Kane (Inglaterra); 2T 18′ Henderson (Inglaterra)

Substituições – Ucrânia: Tsygankov (Kryvtsov); Makarenko (Sydrochuk(

Substituições – Inglaterra:  Henderson (Rice); Trippier (Shaw); Rashfotrd (Sterling); Bellingham (K.Phillips); Calvert-Lewin (Kane)

Ucrânia (3-5-2): Bushchan; Zabarnyi, Krivtsov, Matvyenko; Karavaev, Sydorchuk, Shaparenko, Zinchenko, Mykolenko;  Yarmolenko, Yaremchuk. Técnico: Andriy Shevchenko

Inglaterra (4-2-3-1): Pickford; Kyle Walker, John Stones, Harry Maguire, Luke Shaw; Declan Rice, Kalvin Phillips; Jadon Sancho, Mason Mount, Raheem Sterling; Harry Kane.. Técnico: Gareth Southgate

LEIA MAIS

Exit mobile version