Fórmula 1: Hamilton supera punição e vence em casa

Hamilton supera a punição de 10 segundos no início da corrida por bater no rival Verstappen para vencer a corrida. Leclerc e Bottas completam o pódio.

Matheus Maia
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação

Depois de cinco GPs sem vencer, Lewis Hamilton voltou a comemorar na parte de cima do pódio. Correndo em casa, o inglês da Mercedes foi punido na primeira volta após tocar em Verstappen em disputa pela primeira colocação, mas conseguiu se recuperar para vencer a corrida. Charles Leclerc da Ferrari terminou em segundo. Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton, ficou na terceira colocação. Verstappen abandonou a corrida após o incidente.

Completaram as dez primeiras colocações: Lando Norris (4), Daniel Riccardo (5), Carlos Sainz (6), Fernando Alonso (7), Lance Stroll (8), Esteban Ocon (9) e Yuki Tsunoda (10). Apenas Vettel e Verstappen não completaram o circuito.

A CORRIDA

A largada foi eletrizante, com Hamilton e Verstappen disputando a primeira colocação. Porém em uma destas disputas, o piloto da Mercedes acabou tocando na roda traseira do holandês. Com isso, Verstappen abandonou a corrida e bandeira vermelha logo na primeira volta. Com o toque, quem assumiu a ponta foi Leclerc. A corrida ficou paralisada por mais de 40 minutos até que foi autorizada a relargada.

A relargada não teve muitas emoções e Leclerc conseguiu manter sua posição. O único momento de destaque ficou por conta de Vettel, que rodou sozinho. Hamilton foi punido com 10 segundos por conta do acidente com Verstappen. Lando Norris, que estava em terceiro, foi para os boxes mas teve problemas no seu pit-stop. Com isso, o inglês da McLaren perdeu sua posição para Bottas. Carlos Sainz da Ferrari também teve problemas na sua parada.

Hamilton parou nos boxes, cumpriu sua punição e voltou em quinto. Mas o inglês conseguiu se recuperar e na volta 42, a Mercedes solicitou que Bottas e Hamilton trocassem de posições, para que o heptacampeão mundial pudesse brigar pela vitória. E ele obteve sucesso.

Faltando duas voltas para o fim da corrida, Hamilton conseguiu ultrapassar Leclerc na mesma curva em que houve o toque com Verstappen na primeira volta. Hamilton conseguiu sua 99º vitória da carreira e de quebra, diminuiu a vantagem de Verstappen na liderança para apenas oito pontos.

LEIA MAIS

Lewis Hamilton renova contrato e fica na Mercedes até 2023