Home Futebol Messi favorito à Bola de Ouro? veja quem são os principais candidatos ao prêmio

Messi favorito à Bola de Ouro? veja quem são os principais candidatos ao prêmio

Campeão da Copa América com a Argentina, Messi surge como a grande força para ser novamente melhor do mundo

Paulo Foles
Jornalista, amante da escrita e apaixonado por esportes. Falo sobre futebol internacional, nacional e esportes americanos, principalmente NFL e NBA. Santista e apreciador do bom futebol. Twitter: @PaulFoles

A Eurocopa e a Copa América terminaram e a briga pela Bola de Ouro é um assunto em evidência no mundo do futebol. Em uma temporada de clubes sem um claro favorito, isso parece ter mudado após os torneios de seleções. Lionel Messi foi protagonista absoluto na campanha do título da Argentina, quebrando uma seca de 28 anos sem taças, e se tornou o principal candidato ao prêmio, de acordo com a opinião de diversos veículos espalhados pelo mundo, de jornalistas e parte de torcedores.

PUBLICIDADE

Portanto, neste momento, o camisa 10 do Barcelona e da Argentina é o grande favorito à Bola de Ouro, o que seria sua sétima. Na temporada 2020/21, Messi marcou 44 gols, distribuiu 19 assistências e conquistou os títulos da Copa do Rei e Copa América, além de ter sido o artilheiro do Campeonato Espanhol. O grande problema foi a eliminação do Barça nas oitavas da Champions para o PSG de Kylian Mbappé.

Porém, há vários concorrentes com bons argumentos a ser defendido. Em uma temporada que o Chelsea foi campeão da Champions League e a Itália da Eurocopa, alguns jogadores dessas equipes são citados, além de outros talentos individuais que sempre aparecem na briga. (Vale ressaltar que a lista abaixo não está em ordem de favoritos).

PUBLICIDADE

Kylian Mbappé (PSG)

Kylian Mbappé

Mbappé entrou na Eurocopa com um dos grandes cotados ao prêmio. Caso fizesse ótimas atuações com a França, poderia assumir o favoritismo. No entanto, ficou bem abaixo do esperado e passou em branco; a França caiu nas oitavas de final, para a Suíça. Ele teve 44 gols e 14 assistências ao longo da temporada. O jogador de 22 anos conquistou a Copa da França com o PSG e chegou na semifinal da Champions League, sendo eliminado pelo Manchester City de Pep Guardiola. Ainda tem chances ao prêmio.

Robert Lewandowski (Bayern de Munique)

PUBLICIDADE

Robert Lewandowski

A temporada de Robert Lewandowski é mais uma vez gigantesca em números. Ele marcou 48 gols na temporada e bateu o recorde histórico de bolas nas redes na Bundesliga em uma só edição, tendo faturado a Chuteira de Ouro. Em questão de títulos, venceu o Campeonato Alemão e as Supercopas da Alemanha e da UEFA, mas caiu nas quartas da Champions para o PSG e perdeu a Copa da Alemanha. Ainda está forte na briga e pode levar o prêmio pelo segundo ano seguido.

Kanté e Jorginho (Chelsea)

Geralmente, um jogador da Champions se torna o favorito ao prêmio. Nesta temporada, após o título do Chelsea contra o City, Kanté foi apontado com uma grande possibilidade. Ele fez grande reta final de UCL e foi crucial nos jogos contra o Real Madrid de Zidane e Manchester de Guardiola. Pode pintar uma surpresa.

PUBLICIDADE

Outro nome que ganhou força foi Jorginho, campeão da Champions e Eurocopa, o único da lista com as duas principais taças. Por conta disso, passou a ser cogitado, principalmente pela imprensa italiana. Assim como Kanté, foi peça fundamental nos meio-campos de Itália e Chelsea e também pode ser uma surpresa.

Cristiano Ronaldo (Juventus)

Cristiano Ronaldo x Napoli CR7 Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo foi artilheiro da Eurocopa por Portugal, com cinco gols, mas caiu nas oitavas. Ele, como de costume, colecionou grandes números pela Juventus ao longo da temporada, com 36 bolas nas redes, além dos títulos da Copa da Itália e Supercopa da Itália. Na Champions, falhou nas oitavas contra o Porto. Apesar dos bons números, parece correr por fora no momento contra Messi. Porém, nunca deve ser descartado.

PUBLICIDADE

Neymar (PSG)

Assim como CR7, corre por fora. Teve muitas lesões ao longo da temporada e viu o sonho da Liga dos Campeões ser frustrado novamente. Na Copa América, até tentou, mas perdeu na final para a Argentina. Ele foi o segundo melhor jogador da competição, atrás somente de Messi. Os números são bons pelo PSG: 24 gols e 18 assistências e a taça da Copa da França. No entanto, não parece ser suficiente para brigar com outros nomes.

Kevin De Bruyne e Rúben Dias (Manchester City)

PUBLICIDADE

Principais nomes do Manchester City na temporada, poderiam ser favoritos em caso de título da Champions. Fizeram ótima Premier League, com a equipe conquistando mais uma vez, mas sucumbiram na Eurocopa com Bélgica e Portugal. O meia belga ainda tinha a Euro como possibilidade para despontar como favorito, mas chegou até a fase de quartas; com boas atuações, aliás. Eles correm por fora.

Haaland (Borussia Dortmund)

41 gols e 12 assistências. Título da Copa da Alemanha. A temporada de Haaland é muito forte e ele é uma das grandes possibilidades. Apesar de não ser um dos favoritos, está entre os melhores de 20/21. No futuro, deve estar sempre entre os nomes cotados. Apenas 20 anos. Ele, junto com Mbappé, são apontados como “sucessores” de CR7 e Messi.

Lukaku (Inter de Milão), Benzema (Real Madrid) e Harry Kane (Tottenham)

PUBLICIDADE

Kane fez grande temporada individual no Tottenham, apesar de não ter conquistado taças, com 37 gols e 19 assistências, sendo o artilheiro e garçom da Premier League. Se a Inglaterra tivesse conquista a Eurocopa, tinha mais chances; Lukaku possivelmente estará no top-5 dos mais votados, mas perdeu força após as competições por seleções. Foi gigante na campanha do título da Inter no Campeonato Italiano, porém foi eliminado na fase de grupos da UCL; Benzema, apesar de não ter passado em branco em títulos, merece destaque. Mais uma temporada de protagonismo no Real Madrid e boa participação na Euro pela França.

Menção honrosa para Donnarumma, que não tem chances, mas foi eleito o melhor jogador da Eurocopa.

Quem deve ganhar a Bola de Ouro em 2021? Messi? Mbappé? Lewandowski? Haaland? Cristiano Ronaldo? Kanté? Neymar? Jorginho? Outro?

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Messi e Cristiano Ronaldo terminam como artilheiros da Copa América e da Eurocopa