Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: 5 atletas pra ficar de olho em Tóquio

Olimpíadas: 5 atletas pra ficar de olho em Tóquio

As Olímpiadas da capital japonesa acontecerão entre os dias 23 de julho e 8 de agosto

Victor Franco
Colaborador do Torcedores

Os Jogos Olímpicos estão se aproximando e Tóquio está pronta para receber os melhores atletas do planeta. No total, serão disputados 339 eventos de 33 esportes diferentes. Nesta edição, Skate, Surfe, Escalada Esportiva e Karatê irão estrear na competição, além de outras provas de modalidades conhecidas, como o revezamento 4×100 metros mistos na natação e o basquete 3×3. O Torcedores.com traz hoje uma lista com 5 atletas que têm tudo para serem as estrelas das Olímpiadas.

PUBLICIDADE

 

Armand Duplantis – Suécia – Salto com vara

Nascido nos Estados Unidos, Armand Duplantis possui o esporte no seu DNA e pratica o salto com vara desde os três anos de idade. Em 2015, ele optou por defender a Suécia, país natal de sua mãe, nas competições internacionais a partir daquele momento. Sua estreia ocorreu no Campeonato Mundial Juvenil de Atletismo, onde foi ouro saltando 5.30m. Duplantis conquistou sua primeira medalha em um torneio adulto em 2018, quando foi campeão do Europeu de Atletismo, agora saltando 6.05m, quebrando o recorde mundial júnior.

PUBLICIDADE

Nos anos seguintes, Armand continuou melhorando suas marcas e evoluindo como atleta. Foi vice-campeão mundial em 2019, sendo derrotado pelo americano Sam Kendricks. Porém, foi no ano passado que o sueco mostrou porque é considerado um fenômeno desde criança. Na Copernicus Cup, em fevereiro, Duplantis quebrou o recorde mundial ao saltar 6.17m. Uma semana depois, ele quebrou novamente a marca, agora saltando 6.18m. Aos 21 anos, ele chega nas Olímpiadas como grande favorito.

PUBLICIDADE

 

Katie Ledecky – Estados Unidos – Natação

Kathleen Genevieve Ledecky nasceu em Washington, capital dos Estados Unidos, em 1997. Ela começou na natação aos seis anos de idade por influência do seu irmão mais velho e de sua mãe. Com apenas 15 anos, Katie foi ouro nos 800m livre nos Jogos Olímpicos de Londres. Dali pra frente, a americana empilhou títulos em várias competições pelo planeta. Ledecky conquistou nove medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais entre 2013 e 2015, além de outras cinco no Campeonato Pan-Pacífico de 2014.

Nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, a nadadora teve uma performance ainda mais impressionante. Foi ouro nos 200, 400 e 800m nado livre e no revezamento 4x200m. Katie voltou a conquistar medalhas nos Mundiais de 2017 (5 de ouro e uma de prata) e de 2019 (um ouro e duas pratas). Em Tóquio, aos 24 anos, Ledecky irá disputar as provas de 200, 400, 800 e 1500m livre, além da possibilidade de participar de um dos revezamentos que os Estados Unidos se classificou.

 

PUBLICIDADE

Pâmela Rosa – Brasil – Skate

Natural de São José dos Campos, Pâmela Rosa iniciou sua carreira no skate ainda criança. Aos 13 anos, ela participou do seu primeiro X-Games, onde terminou em 4º lugar na sua bateria. Três anos depois, Pâmela conquistou seu primeiro ouro no torneio, agora na edição de Austin em 2016.

A paulista já levou seis medalhas do X-Games pra casa. Porém, o seu maior momento até hoje em sua carreira aconteceu em 2019. Em São Paulo, Pâmela foi campeã mundial pela primeira vez, derrotando a também brasileira Rayssa Leal. Atualmente, ela é a líder do ranking mundial na categoria Street e tem tudo para conquistar o primeiro ouro da história do esporte.

 

Simone Biles – Estados Unidos – Ginástica Artística

Uma mulher que já é considerada uma das melhores da história de seu esporte. É assim que a americana Simone Biles é conhecida, apesar de ter apenas 24 anos de idade. Ela começou na ginástica com seis anos e aos 16 estreou na Copa do Mundo adulta. De cara, Simone já foi ouro no individual geral e no solo. Depois, nas competições seguintes, a jovem continuou sendo dominante em todos os aparelhos e encantou o mundo com performances sensacionais e muita elegância.

Nos Jogos Olímpicos do Rio, Biles foi ouro em quase todos os aparelhos, com exceção da trave e das barras assimétricas. Após um pausa profissional em 2017, a americana voltou a ser campeã mundial em 2018 e 2019. No total, ela possui 30 medalhas conquistadas em grandes competições, sendo 23 ouros, três pratas e quatro bronzes. Não contente em apenas dominar o cenário mundial da ginástica, Simone também possui quatro movimentos em seu nome, sendo dois no solo, um na trave e um no salto.

PUBLICIDADE

 

Teddy Riner – França – Judô

Aos 18 anos, Teddy Riner estreou em uma grande competição em 2007, já conquistando o ouro na categoria acima de 100 kg. Depois disso, a partir de 2010, o judoca ficou quase uma década sem perder uma luta, vencendo todas as 154 que disputou. Porém, no ano passado, Riner perdeu para o japonês Kokoro Kageura no Grand Slam de Paris por 1×0 no Golden Score.

Após essa derrota, Teddy voltou ao topo apenas neste ano, quando venceu o Campeonato Master de Judô. No total, Riner possui oito títulos mundiais e duas medalhas de ouro olímpicas, além de diversas outras conquistas internacionais. Apesar de atualmente estar apenas no 16º lugar no ranking mundial, o francês é uma das estrelas desta edição das Olímpiadas e chega como favorito ao título.

 

SAIBA MAIS

PUBLICIDADE

Skate: Confira atletas com chances de medalha nas Olimpíadas de Tóquio

Jogos Olímpicos: França terá carrasco do Palmeiras no Mundial da Fifa