Olimpíadas: Ketleyn Quadros perde, mas ainda luta pelo bronze no judô
Brasileira leva ippon da canadense Catherine Beauchemin-Pinard nas quartas de final. Mas judoca vai à repescagem e ainda pode subir no pódio em Tóquio 2020
Paul Gilham /Getty Images
Ketleyn Quadros não tem mais chance de ganhar um ouro para o judô nas Olimpíadas de Tóquio 2020. No entanto, a brasileira ainda pode subir no pódio na madrugada desta terça-feira (27). A judoca perdeu para canadense Catherine Beauchemin-Pinard ao levar um ippon nas quartas de final. Mesmo com a derrota, Ketleyn vai disputar a repescagem da categoria até 63kg, a partir das 5h (horário de Brasília), para tentar sua segunda medalha de bronze em Jogos Olímpicos.
Este foi o terceiro combate entre Ketleyn e Pinard. No histórico do confronto, agora são três combates, com duas vitórias para canadense e uma para brasileira.
Estreia em Tóquio
O caminho olímpico de Ketleyn começou com uma vitória por fusen-gachi, o WO da modalidade. Foi contra a hondurenha Cergia David, desclassificada por não conseguir bater o peso. A brasileira subiu no tatame, por formalidade, para ser decretada vencedora e assim avançar às oitavas de final.
Na sua estreia em Tóquio, a brasileira derrotou a mongol Gankhaich Bold. Com dois wazaris, que se transformaram em um ippon, Ketleyn manteve vivo o sonho pela sua segunda medalha olímpica.
+Olimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo
VITÓRIA ESPETACULAR DE @KetleynQ
Waza-ari e ippon para não deixar dúvidas! Vamos às quartas!!! pic.twitter.com/KgVrmpItfS
— CBJ (@JudoCBJ) July 27, 2021
Eduardo Yudy é eliminado no judô
Já o sonho por medalha de Eduardo Yudy acabou. O judoca foi superado pelo israelense Sagi Muki, na sua estreia na categoria 81kg, e deu adeus à Tóquio 2020. Um bom desempenho no Japão seria especial para o atleta porque ele nasceu no país, mas escolheu representar o Brasil por ser filho de brasileiros.
+Brasil chega a 23 medalhas no judô na história das Olimpíadas; confira todos os medalhistas
Yudy começou muito bem o seu combate, com agressividade e tentando pegar na gola de Muki. No entanto, com 2min24s de luta, o israelense, campeão mundial em 2019, encaixou a pegada e aplicou um ippon no brasileiro.
Medalhas do judô
O judô é o esporte que mais trouxe medalha para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos. Até o momento, foram 23 medalhas: quatro ouros, três pratas e 16 bronzes. Na manhã deste domingo (25), Daniel Cargnin conquistou a medalha de bronze na categoria até 66kg do judô, somando o segundo pódio do Brasil nos Jogos de Tóquio 2020.
Um dos bronzes foi justamente de Ketleyn Quadros, a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha em um esporte individual nas Olimpíadas. O feito foi conquistado pela atleta em Pequim-2008, quando tinha apenas 20 anos. A brasiliense se tornou a primeira porta-bandeira negra do Brasil em Jogos Olímpicos.
LEIA MAIS:
Família da judoca Ketleyn Quadros faz homenagem à atleta nas Olimpíadas ao pendurar faixa
Olimpíadas: confira a agenda de competições desta terça-feira (27/07)

