Home Futebol Olimpíadas: Quantos gols Marta já marcou na competição?

Olimpíadas: Quantos gols Marta já marcou na competição?

Atleta do Brasil pode quebrar recorde que é de Cristiane 

Beatriz Paparazo
Jornalista formada pela Anhembi Morumbi em 2018 e Editora no Torcedores.com desde maio de 2019 Contato: [email protected]

*Atualizado em 24/7 às 22h

PUBLICIDADE

A seleção brasileira feminina estreou nos Jogos Olímpicos de Tóquio e, logo na primeira partida, teve gol de Marta. Não um, mas dois. Eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa seis vezes (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018), a alagoana ainda tem a artilharia dos  Jogos Pan-americanos Rio 2007, com 12 gols marcados, do Mundial da China, com sete, e título de melhor jogadora da competição, tudo isso no currículo com a camisa amarelinha. 

Nas Olimpíadas, essa é a quinta edição que Marta participa e ela já balançou as redes 13 vezes. A maior artilheira do Jogos é outra brasileira, Cristiane, com 14 gols anotados. A jogadora do Santos não foi convocada para a edição de Tóquio e está como comentarista compondo o time de comentaristas da Rede Globo. 

PUBLICIDADE

Em Atenas 2004 e em Pequim 2008, Cristiane foi a artilheira das edições. Ao não ser chamada, a jogadora usou as redes sociais para se manifestar: “Toda atleta profissional busca a Seleção. E esse seria minha última Olimpíada, pra fechar um ciclo como a maior artilheira de todos os tempos na modalidade- no feminino e masculino. São 14 gols, é bastante coisa”.

Marta disputou os Jogos de Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016. Ao todo, conquistou com o Brasil duas medalhas de prata, em 2004 e 2008. A seleção perdeu as duas finais para os Estados Unidos, time com mais títulos conquistados e que, desde que o futebol feminino foi inserido nos Jogos, só não esteve presente na última final.

Confira quantos gols Marta já marcou nas Olimpíadas

Atenas 2004 – 3 gols 

PUBLICIDADE

Os dois primeiros saíram ainda na fase de grupos, na vitória por 1 a 0 contra a Austrália e na goleada do Brasil contra a Grécia.  O terceiro e último foi na partida contra o México, válida pelas quartas de final.

Pequim 2008 – 3 gols

Na segunda partida do Brasil, Marta deixou o dela contra a Coreia do Norte. Nas quartas, ajudou o Brasil a eliminar a Noruega por 2 a 1. Para garantir a vaga na final, a seleção eliminou a Alemanha por 4 a 1 e a jogadora carimbou mais uma vez as redes.

Londres 2012 – 2 gols

PUBLICIDADE

Nesta edição das Olimpíadas, Marta balançou as redes duas vezes logo na partida de estreia do Brasil, 5 a 0 contra Camarões. A seleção avançou de fase, mas foi eliminada nas quartas de final por 2 a 0 contra o Japão.

Rio 2016 – 2 gols

No segundo jogo, o Brasil goleou a Suécia por 5 a 1 e Marta anotou os dois gols que marcou durante toda a competição. A seleção foi eliminada pela Suécia, nas semifinais, nos pênaltis depois de um empate por 0 a 0.

Tóquio 2020 – 3 gols

PUBLICIDADE

Na partida de abertura da seleção brasileira, Marta marcou o primeiro gol que deu início a vitória do Brasil. Na segunda etapa, ela balançou as redes de novo, a China perdeu por 5 a 0, 

Contra a Holanda, o Brasil empatou por 3 a 3 e a Marta balançou as redes depois de uma cobrança de pênalti.

Total: 13 gols

Leia mais:

PUBLICIDADE

Cristiane, Melanie Behringere e mais: Todas as artilheiras dos Jogos Olímpicos
Com Formiga no topo e cheio de brasileiras: Confira as jogadoras que mais vezes estiveram presente em partidas nas Olimpíadas
Futebol Feminino: Com soberania dos Estados Unidos, confira todas as seleções que ganharam medalha nas Olimpíadas