Home Futebol Quem é quem? Conheça a super comissão técnica que irá auxiliar Renato Gaúcho no Flamengo

Quem é quem? Conheça a super comissão técnica que irá auxiliar Renato Gaúcho no Flamengo

Renato Gaúcho tem contrato com o Rubro-negro até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, a semana no Flamengo foi de reformulação em sua comissão técnica. A princípio, a diretoria aproveitou a chegada do técnico Renato Gaúcho para trazer ideias novas, sem denegrir a imagem dos profissionais que deixaram o clube juntamente com Rogério Ceni.

PUBLICIDADE

Além de Renato Gaúcho, chegaram outros dois profissionais: os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. O primeiro é o braço direito do treinador desde 2001, enquanto o segundo retornou ao clube após concluir o curso da CBF Academy para obter a Licença Pro.

Além deles, a diretoria decidiu promover dois funcionários das divisões de base até para ‘encorpar’ a nova comissão técnica. Dessa forma, Maurício Souza e Alexandre Sanz passam a integrar o grupo principal. Ambos baratos para o clube.

PUBLICIDADE

Por outro lado, a diretoria negou o pedido de Renato para levar outras pessoas para o Flamengo. À primeira vista, a lista incluía os nomes do auxiliar Thiago Gomes, do preparador físico Rogério Dias, do preparador de goleiros Victor Hugo Signorelli e do analista de desempenho Daniel Cerqueira.

Torcedores.com relacionou todos os profissionais que irão integrar a super comissão técnica de Renato Gaúcho no Flamengo. Confira quem é quem e qual será a importância deles na rotina dentro do clube.

Alexandre Mendes

Antes de mais nada, Alexandre Mendes trabalha com Renato Gaúcho desde 2001. Foi auxiliar do treinador no Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Bahia e Grêmio. Nesse ínterim, venceram a Recopa (2018), a Libertadores (2017), a Copa do Brasil (2007 e 2016) e o Campeonato Gaúcho (2018, 2019 e 2020). É o responsável pelos treinos táticos.

Maurício Souza

É funcionário do Flamengo desde 2017. Nesse ínterim, teve passagem bem-sucedida no comando das equipes sub-17 e sub-20. Comandou interinamente o time profissional em 14 jogos tendo conquistado 10 vitórias. Mauricinho, como é conhecido no clube, será responsável por auxiliar Renato Gaúcho na transição dos jogadores da base.

PUBLICIDADE

Marcelo Salles

Em 2001, iniciou a carreira como preparador físico na comissão técnica de Mário Jorge Lobo Zagallo no Flamengo. Oito anos depois, ele deixou o clube para ser auxiliar de Joel Santana. Nesse ínterim, passou por Brasiliense, Cruzeiro, Bahia e Vasco. De volta à Gávea, Marcelo Salles terá a missão de fazer a análise dos adversários.

Alexandre Sanz

Foi preparador físico do Flamengo na conquista do Campeonato Brasileiro de 2009. Na época, o profissional ficou conhecido por cuidar do condicionamento dos astros Adriano Imperador e Dejan Petkovic. Agora, Alexandre Sanz será o chefe da preparação física. Ele será auxiliado por Roberto Oliveira e Rafael Winicki.

Wagner Miranda

Iniciou carreira no time sub-20 do Flamengo em 2011. Na temporada seguinte, foi promovido para o elenco principal. Entre 2016 e 2017, integrou a comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo no Tianjin Quanjian, da China. Após breve passagem pela Chapecoense, Wagner ‘Gigante’ retornou ao Flamengo e ajudou Diego Alves a ser o melhor goleiro da Copa Liberadores da América de 2019. Seu braço direito é o auxiliar Thiago Eller.

LEIA MAIS: 

Flamengo precisa vender jogadores para acertar contas; crias da base estão à disposição do mercado 

Mercado da bola: Flamengo recebe sondagem de clube italiano por zagueiro da base 

Flamengo: Relembre as estreias de Renato Gaúcho nos clubes onde passou