Flamengo: Relembre as estreias de Renato Gaúcho nos clubes onde passou

Renato Gaúcho tem contrato com o Rubro-negro até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Colaborador do Torcedores.com.

Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo

Nesta quarta-feira (14), o Flamengo enfrenta o Defencia y Justicia, em Buenos Aires, às 21h30, pelo jogo de ida da fase oitavas de final da Copa Libertadores da América. A partida marca o início da ‘era’ Renato Gaúcho no clube mais popular do Brasil.

Conheça a 1xBet:

Um novo jeito de fazer sua aposta esportiva!

Renato chega ao Flamengo aos 58 anos, após uma passagem vitoriosa pelo Grêmio. Além disso, ele conquistou a Recopa Sul-Americana (2018), a Copa Libertadores da América (2017), a Copa do Brasil (2016) e o Campeonato Gaúcho (2018, 2019 e 2020).

À primeira vista, o histórico recente sensibilizou o presidente Rodolfo Landim escolhe-lo para comandar o Flamengo após a saída conturbada de Rogério Ceni. Dessa forma, Renato Gaúcho estreia com a missão de estancar a crise causada pelo mau desempenho do time Brasileirão.

Por isso, o Torcedores.com listou todos os trabalhos de Renato Gaúcho nos clubes por onde passou. Nesse ínterim, foram três vitórias, um empate e duas derrotas. Ou seja, o treinador tem bom desempenho quando chega em um clube. Confira!

21/01/2001: Vasco 1 x 2 Madureira (Campeonato Carioca)

Há 20 anos, Renato Gaúcho iniciava a carreira de treinador no Madureira. Logo de cara, ele conseguiu uma vitória sobre o Vasco. Naquele ano, o rival tinha craques como Fábio, Alexandre Torres, Euller, Pedrinho e Viola. Na época, Joel Santana não conseguiu ‘desatar o nó tático’ e viu seu pupilo sair de campo vitorioso.

04/09/2002: Flamengo 5 x 2 Fluminense (Campeonato Brasileiro)

Após comandar o Madureira, Renato Gaúcho foi contratado pelo presidente David Fischel com a missão de tirar o Fluminense das últimas colocações do Campeonato Brasileiro. A equipe deixou a zona de rebaixamento e conseguiu se classificar para o mata-mata terminando a primeira fase na sétima colocação.

20/07/2005: Santos 2 x 3 Vasco (Campeonato Brasileiro)

Quarto técnico do Vasco na temporada, Renato Gaúcho chegou a São Januário com a missão de evitar o rebaixamento do Vasco no Campeonato Brasileiro. Com Romário e Alex Dias fazendo a diferença em campo, o treinador tirou o time do Z4 e conseguiu uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2006.

17/01/2010: Colo-Colo 1 x 5 Bahia (Campeonato Baiano)

Após passagem vitoriosa pelo Fluminense onde conquistou a Copa do Brasil de 2007, Renato Gaúcho foi contratado para reconduzir o Bahia a Série A do Brasileirão. Apesar do início arrasador com bons resultados no Campeonato Baiano e Copa do Brasil, o time perdeu ‘fôlego’ e o treinador acabou sendo demitido.

12/08/2010: Grêmio 0 x 2 Goiás (Copa Sul-Americana)

A festa para a estreia de Renato Gaúcho como técnico do Grêmio foi ofuscada pelo Goiás que conseguiu classificação para a terceira fase da Copa Sul-Americana. Por outro lado, o treinador conduziu o time a 4ª colocação no Brasileirão. Com isso, a equipe conseguiu vaga na Libertadores de 2011.

09/07/2011: Athletico Paranaense 0 x 0 Avaí

Após boa passagem pelo Grêmio, Renato Gaúcho foi contratado pelo Athletico Paranaense para suceder a Antônio Lopes. Contudo, o time tropeçou diante do Avaí na Arena da Baixada pelo Campeonato Brasileiro. Posteriormente, foi demitido devido a fraca campanha na competição. Ao todo, foram quatro jogos, duas vitórias e duas derrotas.

LEIA MAIS: 

Chapecoense faz sondagem e tenta empréstimo de lateral do Flamengo; jogador resiste e quer chance com Renato 

Renato Portaluppi terá missão de contratar e recuperar jogadores em baixa no Flamengo; veja a lista 

Adiós Flamengo? Entenda porque Arrascaeta ainda não renovou com o clube