Home Mercado da Bola Renato Portaluppi terá missão de contratar e recuperar jogadores em baixa no Flamengo; veja a lista

Renato Portaluppi terá missão de contratar e recuperar jogadores em baixa no Flamengo; veja a lista

Renato Portaluppi assinou contrato com o Rubro-negro até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais anda, começou oficialmente a era Renato Portaluppi no Flamengo. Nesta segunda-feira, três dias após a demissão de Rogério Ceni e o rápido acerto com o treinador, ele chega ao clube com objetivos bem definidos: vencer a Copa Libertadores da América, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

PUBLICIDADE

A estreia da nova comissão técnica será quarta-feira, contra o Defencia y Justicia, em Buenos Aires, pelas oitavas de final da Libertadores. Além de tentar melhorar o desempenho do time, Renato Portaluppi também terá a missão de ajudar a diretoria a encontrar reforços pontuais para a sequência da temporada.

A passagem dele pelo Grêmio, só para exemplificar, ficou marcada pela chegada de jogadores que entraram para a história do clube como Leonardo Moura, Bruno Cortez e Diego Souza. Por outro lado, alguns atletas nem chegaram a ter tantas oportunidades na equipe, como Maicosuel, Thiago Neves, Marinho, Diego Tardelli e Hernane Brocador.

PUBLICIDADE

Além de mapear o mercado, Renato Portaluppi terá o desafio de recuperar o rendimento de atletas que estão no elenco. A princípio, a diretoria ainda trabalha para reforçar as finanças do clube. Por isso, o treinador será de fundamental importância para dar espaço, valorizar e colocar na vitrine alguns jogadores.

Diante deste cenário, o Torcedores.com listou alguns jogadores que estão em baixa no clube após serem ‘escanteados’, como se diz na gíria do futebol, pelos ex-técnicos do Flamengo Domènec Torrent e Rogério Ceni. Veja a lista!

Hugo Souza

Jogos em 2021: 5

Gols sofridos: 6

PUBLICIDADE

Contrato: Dezembro/2025

Hugo Souza foi peça fundamental do Flamengo na conquista do Campeonato Brasileiro de 2020. Ele não entra em campo desde maio quando o time venceu a LDU na Libertadores. Posteriormente, perdeu a condição de reserva de Diego Alves para Gabriel Barbosa devido a problemas disciplinares. O arqueiro está na mira do Ajax, da Holanda.

Rodinei

Jogos em 2021: 2

Gols marcados: 0

PUBLICIDADE

Contrato: Dezembro/2022

Após passagem destacada pelo Internacional em 2020, Rodinei retornou ao Flamengo a pedido do ex-técnico Rogério Ceni. A princípio, ele foi reintegrado ao elenco para fazer sombra ao chileno Maurício Isla. No entanto, o lateral-direito não conta com muito prestígio junto ao torcedor que deseja vê-lo fora do clube.

Léo Pereira

Jogos em 2021: 8

Gols marcados: 0

PUBLICIDADE

Contrato: Dezembro/2024

Foi contratado pelo Flamengo a pedido do ex-técnico Jorge Jesus após se destacar pelo Athletico Paranaense em 2019. Contudo, o zagueiro acumula críticas desde que chegou ao clube. Afinal, tem feito atuações abaixo da expectativa com a camisa rubro-negra. Em baixa, Léo Pereira tem sondagem para defender o Besiktas, da Turquia.

Gustavo Henrique

Jogos em 2021: 13

Gols marcados: 1

PUBLICIDADE

Contrato: Dezembro/2023

Revelado pelo Santos, o zagueiro foi considerado uma unanimidade quando chegou no Flamengo. Porém, ele não caiu nas graças da torcida devido as sucessivas falhas que comprometeu o time na última temporada. Perdeu a condição de titular na reta final do Brasileirão de 2020 para Willian Arão.

Bruno Viana

Jogos em 2021: 15

Gols marcados: 0

PUBLICIDADE

Contrato: Dezembro/2021

Foi contratado com status de titular para resolver o problema crônico da zaga do Flamengo. Porém, não conseguiu se firmar como titular ao lado de Rodrigo Caio. Afinal, ele vem acumulando falhas e críticas com a camisa rubro-negra. Emprestado até o fim do ano pelo Braga, Bruno Viana tem chances remotas de seguir no clube em 2022.

Piris da Motta

Jogos em 2021: 1

Gols marcados: 0

PUBLICIDADE

Contrato: Dezembro/2022

Após ser emprestado ao Gençlerbirligi, da Turquia, Piris da Motta recentemente ao Flamengo com a anuência de Rogério Ceni. Contudo, o paraguaio é considerado carta fora do baralho da diretoria que tenta negociá-lo na próxima janela de transferências. Enquanto não deixa o clube, o paraguaio terá seu futuro avaliado pelo técnico Renato Portaluppi. 

Vitinho

Jogos em 2021: 28

Gols marcados: 6

PUBLICIDADE

Contrato: Dezembro/2022

É considerado o maior alvo de críticas da torcida na atualidade. A princípio, a relação com os rubro-negros azedou após as fracas atuações pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro. Apesar do interesse em negociar o atleta, a diretoria ainda busca clubes interessados no mercado da bola dispostos a investir na contratação de Vitinho.

Michael

Jogos em 2021: 23

Gols: 3

PUBLICIDADE

Contrato: Dezembro/2024

O ex-atacante do Goiás foi contratado pelo Flamengo após se destacar no Campeonato Brasileiro de 2019. A princípio, ele chamou a atenção de Jorge Jesus pela velocidade e habilidade. Contudo, o atleta alternou bons e maus momentos com a camisa rubro-negra. Se tornou titular no período em que Everton Ribeiro serviu a seleção brasileira na Copa América. Apesar disso, a diretoria tenta negociá-lo na próxima janela de transferências.

LEIA MAIS: 

Pressionado, Marcelo Chamusca pode ser demitido do Botafogo; diretoria não tem plano B 

Camisa 1: Grêmio avalia nome de goleiro ‘encostado’ na Itália 

Diego Costa no Besiktas? O que nós sabemos sobre o interesse do clube no ex-jogador do Atlético de Madrid