Home Futebol Santos contesta possível irregularidade em escalação de Kaio Jorge contra Independiente

Santos contesta possível irregularidade em escalação de Kaio Jorge contra Independiente

Clube argentino alega que atacante do Peixe atuou irregularmente por ter sido suspenso em partida da Libertadores; santistas alegam amparo em regulamento

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Kaio Jorge virou ainda mais personagem do confronto entre Santos e Independiente, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Não apenas pelo gol, mas por uma acusação feita pelos argentinos de que o jogador atuou de forma irregular na partida. O que foi rebatido pelo clube em nota oficial.

PUBLICIDADE

A nota publicada pelo Peixe nesta sexta-feira (16) e responde que o atacante, que recebera o terceiro cartão amarelo na partida diante do Barcelona-EQU, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores e estaria suspenso, poderia jogar diante dos argentinos. Para isto, se apoia no regulamento de competições da entidade, em especial o artigo 75.3 do Código Disciplinar da Conmebol

O artigo diz que um atleta suspenso de partidas numa competição por acúmulo de cartões amarelos não terá tal punição carregada para outra competição. Com isso, o Santos alega que Kaio Jorge poderia atuar pois a suspensão do  jogador não poderia ser cumprida na Sul-Americana por ter acontecido em jogo da Libertadores e só poderia ser cumprida nesta.

PUBLICIDADE

Além de Kaio Jorge, o Peixe também esclareceu a presença de Camacho no time, alegando que também se amparou nos regulamentos da entidade para poder escalar o atleta contra os argentinos, que querem contestar na Conmebol a susposta irregularidade.

Confira a nota do Santos sobre a escalação de Kaio Jorge contra o Independiente (extraída do site oficial do clube)

 

O Santos FC esclarece que o atacante Kaio Jorge estava apto a jogar diante do Independiente, da Argentina, pela Conmebol Sul-Americana, na quinta-feira, dia 15, na Vila Belmiro. Para evitar qualquer dúvida, o Clube formalizou consultas oficiais à Conmebol em relação à escalação dos atletas Kaio Jorge e Camacho. Nas duas situações, a resposta da entidade, como o Santos já esperava, foi positiva em relação à escalação dos atletas.

PUBLICIDADE

Kaio Jorge levou o terceiro amarelo na última partida do Clube pela Conmebol Libertadores, contra o Barcelona, no Equador, mas pelo artigo 75.3 do Código Disciplinar da Conmebol – “a suspensão imputada a um jogador, por acúmulo de cartões amarelos, em partidas distintas, em uma mesma competição, em nenhum caso será transferida para a outra competição”.

Já no caso de Camacho, o Santos FC está amparado pelo artigo 3.7.4.1 do Manual de Clube da Conmebol Sul-Americana. O Santos FC reitera que tanto o Departamento de Futebol, quanto o Departamento Jurídico, tiveram todo o cuidado prévio em cada situação, a fim de evitar prejuízos ao Clube.