Home Futebol Se eliminar a Católica, Palmeiras irá superar recorde do clube na Libertadores

Se eliminar a Católica, Palmeiras irá superar recorde do clube na Libertadores

Verdão tenta chegar entre os oito melhores da competição pelo quarto ano seguido, marca inédita para o clube

Franklin Berwig
Colaborador do Torcedores

Atual campeão da Libertadores e clube brasileiro com mais vitórias na história da competição, o Palmeiras está perto de ampliar suas marcas positivas no torneio. Se eliminar a Universidad Católica do Chile, adversária nas oitavas de final, será a primeira vez que o Verdão alcançará os oito melhores pelo quarto ano seguido.

PUBLICIDADE

A marca atual, de três quartas de finais consecutivas, está empatada com a de 1999 a 2001, quando o Palmeiras também superou as oitavas por três edições seguidas. O Verdão não teve a oportunidade de tentar uma quarta classificação em sequência, na ocasião, porque não disputou a Libertadores 2002.

Além das duas sequências de três chegadas, o Palmeiras também foi às quartas, no atual formato, em 1995 e em 2009.

PUBLICIDADE

A SEQUÊNCIA ATUAL

A última vez que o Palmeiras ficou fora das quartas de final da Libertadores foi em 2017, quando acabou eliminado nas oitavas pelo Barcelona, do Equador. Em 2018, passou pelo Cerro Porteño nas oitavas e chegaria à semifinal. Em 2019, o eliminado nesta fase foi o Godoy Cruz: Verdão também chegaria à semi. Na campanha do título da edição 2020, o Palmeiras superou o Delfín, do Equador.

As quartas de final da Libertadores foram disputadas pela primeira vez em 1989 – antes, os campeões de grupo se garantiam diretamente nos triangulares semifinais. O Palmeiras chegou oito vezes às quartas desde então: é o quarto brasileiro que mais chegou, atrás do Grêmio (12 vezes), do São Paulo (10) e do Santos (9). O recordista de chegadas é o River Plate, 16 vezes, seguido pelo Boca, com 15.

No futebol brasileiro, apenas o Grêmio chegou às quartas da Libertadores em quatro edições seguidas. Isso ocorreu duas vezes, de 1995 a 1998 e de 2017 a 2020.

Veja também:

PUBLICIDADE