Home Esportes Olímpicos Atleta britânico responde ataques homofóbicos de apresentador russo

Atleta britânico responde ataques homofóbicos de apresentador russo

Anatoly Kuzichev direcionou ofensas contra atletas LGBTQIA+ que participaram da última edição das Olimpíadas, sediada em Tóquio. Medalhista foi vítima

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.
PUBLICIDADE

O campeão olímpico Tom Daley rebateu os insultos do apresentador Anatoly Kuzichev contra competidores LGBTQIA+ de Tóquio 2020. O russo chegou a usar uma peruca em referência a uma atleta transgênera, da Nova Zelândia.

Olimpíadas: Mãe de judoca Daniel Cargnin faz tatuagem da medalha

As cenas de intolerância foram ao ar no Primeiro Canal, segunda emissora de maior audiência do país de mais de 145 milhões de habitantes. Em determinado momento da atração “O Tempo Dirá” (tradução livre), Anatoly apareceu com o objeto que simulava o cabelo de Laurel Hubbard e chamou as pessoas trans de “psicopatas”.

PUBLICIDADE

Em outros programas, atletas homossexuais foram tratados como “abominações” e “pervertidos”. Tom Daley disse que que não sabia de nada por estar em uma “bolha” durante a concentração na Vila Olímpica, mas comentou:

“Eu me sinto muito sortudo de representar o Time Grã-Bretanha, de poder subir na plataforma dos saltos ornamentais como eu mesmo. Com um marido e um filho e sem se preocupar com qualquer ramificação.”

O atleta que viralizou por tricotar entre as apresentação no Japão lembrou que aos menos dez países que disputaram os Jogos Olímpicos tratam a homossexualidade como algo punível de morte e mandou um recado para pessoas que se identificam com as suas causas:

“Eu espero que as pessoas [LGBTQIA+] que estiverem nos assistindo praticando esportes se sintam menos sozinhas, valorizadas, como se elas tivessem conquistado algo.”

PUBLICIDADE

Leia mais: