Balanço das Olimpíadas: Dos quatro atletas do Brasil nos saltos ornamentais, um fez história
Kawan Pereira levou o Brasil à inédita final da plataforma de 10m dos saltos ornamentais de Tóquio 2020
Gaspar Nóbrega / COB
O Brasil enviou para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 quatro atletas para disputa dos saltos ornamentais: Kawan Pereira e Isaac Souza no masculino; Luana Lira e Ingrid Oliveira no feminino.
De todos, a maior expectativa de bons resultados estava sobre Ingrid Oliveira, mas a saltadora não conseguir sequer avançar às semifinais da prova de plataforma de 10m.
Ingrid começou muito bem a fase de qualificação, fez bons primeiros saltos, mas não foi tão bem nos dois últimos e ficou fora da semifinal. Ela fez 261.20 pontos e terminou na 24ª colocação.
Nesta prova, a medalha de ouro ficou com a chinesa Quan Hongchan. A prata foi para compatriota Chen Yuxi, e o bronze para australiana Melissa Wu.
Já na prova de trampolim de 3m feminina, Luana Lira também caiu na fase de qualificação anotando 244.35 pontos, ficando na 21ª colocação.
As medalhistas foram as chinesas Shi Tingmao (ouro) e Wang Han (prata), e a norte-americana Krysta Palmer (bronze).
Marca histórica no masculino
Entre os homens, o Brasil conseguiu chegar a uma final inédita na plataforma de 10m com Kawan Pereira.
O saltador avançou à semifinal na 17ª colocação (371.65 pontos) e depois conseguiu a histórica vaga na final com a 10ª posição (410.30 pontos).
Na final, Kawan fez 393.85 pontos e terminou com a 10ª colocação geral, melhor posição do país na história dos saltos ornamentais.
Isaac Souza participou da mesma prova e não conseguiu passar da fase de qualificação. Ele fez 339.30 pontos e ficou em 20º lugar, não avançando à semifinal.
A medalha de ouro foi para Cao Yuan, da China, enquanto a prata ficou com o também chinês Yang Jian. O britânico Tom Daley ganhou a medalha de bronze.
E MAIS
Erica Sena leva punição na última volta e perde a medalha de bronze nos 20km da marcha atlética
Quinto menor país do mundo foi a Tóquio com apenas cinco atletas. E conquistou três medalhas
Boxeador imita Mike Tyson e tenta morder orelha de rival durante luta nas Olimpíadas; assista

