Home Esportes Olímpicos BRONZE! Em prova de recordes, Cícero Valdiran ganha 1ª medalha no lançamento do dardo F57

BRONZE! Em prova de recordes, Cícero Valdiran ganha 1ª medalha no lançamento do dardo F57

Brasileiro chegou a liderar a prova, mas foi ultrapassado pelos últimos competidores

Fernando Cesarotti
Jornalista, professor universitário e fã ardoroso de qualquer esporte. Autor do OlimpCast, podcast sobre esportes olímpicos.

O brasileiro Cícero Valdiran Lins Nobre ganhou a medalha de bronze no lançamento de dardo, classe F57, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. Ele marcou 48,93m em sua melhor tentativa. A marca foi até recorde paralímpico durante alguns minutos, antes que ele fosse superado pelos atletas seguintes.

PUBLICIDADE

QUADRO DE MEDALHAS! Veja como está a posição no Brasil nas Paralimpíadas

A classe reúne atletas com deficiência nos membros inferiores, que lançam sentados, sem tomar impulso. Assim, todos fazem suas tentativas de uma vez só. Cícero foi o décimo dos 12 participantes a ir para o lançamento, e conseguiu sua marca na terceira tentativa.

PUBLICIDADE

Com isso, Cícero assumiu provisoriamente a liderança e garantiu a medalha. A marca inclusive superou o recorde obtido no Rio-2016 pelo iraniano Muhammet Khalvandi. Mas era inferior ao recorde mundial obtido pelo brasileiro em 2019, em Dubai, quando foi campeão mundial: 49,26m. Restava agora secar os últimos dois competidores.

À prova de olho gordo

Não deu certo. Pois o atleta seguinte, o também iraniano Amanolah Papi, não só passou à frente como derrubou o antigo recorde mundial de Cícero: marcou 49,56m em sua melhor tentativa.

Veio então Hamedi Heidari, do Azerbaijão. Depois de três tentativas frustradas, ele passou Cícero com 49,04m. Mas não estava satisfeito: no lançamento seguinte, o azeri marcou 51,42m, garantiu o ouro e destruiu o recorde mundial do iraniano – que apareceu na TV batendo palmas com sorriso amarelo e teve de se contentar com a prata.

Apesar da frustração, o paraibano Cícero, de 29 anos, leva sua primeira medalha paralímpica. No Rio-2016, ele havia ficado com a quarta posição.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Paralimpíadas: Rússia é desclassificada, e Brasil leva bronze na natação

Paralimpíadas: Brasil perde 2ª no goalball e decide vida na última rodada