Home Futebol Conheça o Sheriff, primeiro time da Moldávia na fase de grupos da Champions

Conheça o Sheriff, primeiro time da Moldávia na fase de grupos da Champions

Time de Tiraspol é a grande novidade da fase de grupos da Liga dos Campeões nesta temporada

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa já tem seus 32 participantes definidos. Entre as várias caras conhecidas entre aqueles que irão pleitear a chance de brigar pelo título da Champions, a grande novidade é a presença do Sheriff Tiraspol.

PUBLICIDADE

Campeão da Moldávia, o clube conseguiu se tornar o primeiro time de seu país a avançar para a principal fase do torneio depois de eliminar o Dinamo Zagreb na fase de play-offs. Mas quem é esse Sheriff e o que ele pretende na competição? Agora é hora e conhecer um pouco mais sobre o ‘novato’ do maior palco do futebol da Europa.

Time de região rebelde

O Sheriff é localizado em Tiraspol, capital da região da Transnístria, uma região ao leste da Moldávia na fronteira com a Ucrânia. Habitada por uma considerável fatia de população de origem russa, a área é considerada território autônomo para os moldavianos.

PUBLICIDADE

Mas não é bem assim para os habitantes locais, que chegaram a declarar a independência da região no começo dos anos 90. Uma guerra chegou a acontecer até o acordo que deu autonomia à região, que tem até governo independente (de certa forma) do país e inclusive a própria moeda (o rublo da Transnístria).

O rei da Moldávia

Desde a independência do país, em 1992, o Sheriff Tiraspól é o ‘rei’ do Campeonato da Moldávia. Ao todo, a equipe tem 19 títulos da liga nacional, o primeiro deles na temporada 2000/2001 e que iniciou uma série de dez conquistas seguidas interrompida pelo Dacia Chisinau em 2010-/11. Atualmente, o time é hexacampeão da liga nacional. Além dos campeonatos do país, tem levou para casa dez Copas da Moldávia e sete Supercopas do país.

Experiência Europeia

PUBLICIDADE

Os vários títulos deram ao time de Tiraspol a chance de disputar por várias temporadas a Liga dos Campeões da Uefa em suas fases classificatórias. Enquanto somente agora conseguiu cruzar o caminho até a fase de grupos, a experiência nesta fase na Liga Europa já é considerável.

Por quatro vezes, disputou a fase de grupos da Europa League. Mas em nenhuma delas conseguiu avançar adiante para os mata-matas decisivos do torneio. A melhor participação do Sheriff foram os terceiros lugares em 2009/10, 2013/14 e 2017/18.

Lar de brasileiros

O Sheriff se tornou o primeiro time da Moldávia a contratar jogadores vindos do Brasil. Alguns dos grandes destaques da equipe em sua história foram Ricardinho, Luvannor (que se naturalizou moldavo) e Jymmy, entre outros. No elenco atual, jogam dois atletas brasileiros: os defensores Fernando Costanza (ex-Botafogo) e Cristiano (ex-Volta Redonda, Criciúma e CRB, entre outros). Além do próprio Luvannor, veterano do time e que retornou nesta temporada anos no futebol dos Emirados Árabes.

PUBLICIDADE

Sheriff?

Muitos se perguntariam o porquê de um clube da Moldávia se chamar Sheriff. Apesar da estrela dos xerifes do Velho Oeste dos EUA no escudo, o nome da equipe caloura na Champions vem da empresa que é patrocinadora e mantenedora do clube.

A empresa de mesmo nome é uma da mais ricas da Transnístria e opera desde supermercados a postos de gasolina, passando por lojas de automóveis, empresas de bebidas, telefonia celular, panificadoras e até editora.

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Quando deve ser o primeiro jogo de Messi na Champions League?

Gremistas chamam Gabigol de “clandestino” e “marginal”: “Vai se esconder embaixo da mesa, filho da p…”

Sorteio da fase de grupos da Champions coloca favoritos PSG e City frente a frente

Agente de Cristiano Ronaldo chega em Paris e gera expectativa sobre parceria com Messi

PUBLICIDADE


Alvos de críticas, Tiago Volpi e Pablo ganham salários altos no São Paulo

Renato Gaúcho revela o que sentiu ao golear o Grêmio no comando do Flamengo

CBF adia partida da Série A do Campeonato Brasileiro | Torcedores

Com Volpi em baixa, São Paulo já sondou goleiro de Série B nesse ano

PUBLICIDADE