Home Futebol Relembre o Corinthians de 2015, onde Renato Augusto era um dos craques em um dos melhores times da história do Timão

Relembre o Corinthians de 2015, onde Renato Augusto era um dos craques em um dos melhores times da história do Timão

Renato Augusto e Jadson comandaram um dos melhores times do Corinthians, na campanha que rendeu o hexacampeonato do Brasileirão ao clube

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

De volta ao clube, Renato Augusto citou o Campeonato Brasileiro de 2015 como seu momento mais marcante no Timão. Contratado em janeiro de 2013, o meio campo se despediu do Corinthians em janeiro de 2016, logo após a conquista do sexto nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Brasileirão marcou o retorno de Tite ao clube após um ano sabático, onde ele procurou rever alguns conceitos táticos. O resultado foi um futebol de altíssima qualidade. Além da força defensiva, característica do treinador, o Corinthians terminou o campeonato com o melhor ataque do torneio.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJiTlN2T3RMbSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Time base do Corinthians em 2015

Tite escalava o time com: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Guilherme Arana; Ralf, Jadson, Elias, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Números do Corinthians

A equipe conseguiu marcas expressivas na história do Brasileirão, contando a partir da edição de 2006.

  • Vitórias – 24 (recorde, ao lado do Cruzeiro de 2014)
  • Empates – 9
  • Derrotas – 5 (recorde, ao lado do Fluminense de 2012)
  • Gols marcados – 71 (segunda melhor marca)
  • Gols sofridos – 31 (segunda melhor marca)
  • Pontos – 81 (recorde)
  • Aproveitamento: 71,1% (segunda melhor marca)
  • Cartões amarelos: 64 (menor número em 2015)
  • Cartões vermelhos 2 (menor número em 2015)

Como mandante, o Corinthians teve 16 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Dessa forma, o clube encerrou o campeonato com aproveitamento de 87,7% em casa.

Ainda nesta edição, o Timão emplacou uma sequência invicta de 16 jogos em casa, começando na 4ª rodada.

PUBLICIDADE

Jadson e Vagner Love foram os artilheiros do clube, com 13 gols. A maior goleada aconteceu com o título já garantido, quando os reservas do clube venceram o São Paulo pelo placar de 6 x 1.

PUBLICIDADE

Por fim, citamos a sequência invicta de 17 jogos (9ª até a 25ª rodada) e a série de cinco jogos sem levar gols (10ª até 14ª rodada).

Destaques do Corinthians

Renato Augusto levou o prêmio Bola de Ouro da ESPN, como melhor jogador do campeonato. Na época atuando como meia-atacante, Renato fez parte da seleção que também contou com Jadson, Elias e Gil.

Uma coincidência é que Luan, atualmente no Corinthians, também se destacou na competição pelo Grêmio, sendo eleito um dos melhores atacantes do Brasileirão.

Jogos marcantes do Brasileirão

Com uma campanha excepcional, o Corinthians teve alguns jogos que ficaram marcados na campanha de 2015.

PUBLICIDADE

O primeiro deles foi contra o Flamengo, no mês de julho. O placar de 3 x 0 fora de casa foi importante em momento em que a equipe era a quarta colocada do campeonato. Em seguida, foi a vez de repetir o placar contra outro time carioca. O Vasco visitou a Arena Corinthians e foi derrotado em partida que contou com grande atuação de Renato Augusto, que marcou dois gols.

Em outubro mais uma goleada fora de casa, desta vez contra o Athletico Paranaense, pelo placar de 4 x 1. E mais uma vez Renato fez a diferença, marcando dois gols, com Love também balançando às redes em duas oportunidades.

No começo de novembro, o jogo que muitos consideram como sendo “jogo do título”. Fora de casa, o Corinthians vence u Atlético-MG pelo placar de 3 x 0. A equipe mineira era a segunda colocada na 33ª rodada e estava oito pontos atrás do Timão.  Os três pontos como visitante deixaram a taça bem perto do Parque São Jorge.

Por fim, citamos a goleada contra o São Paulo pelo placar de 6 x 1. No dia que levantou a taça, Tite escalou uma equipe praticamente reserva, apenas com Cássio, Fagner, Felipe e Ralf de titulares, deixando a festa da torcida ainda maior na Arena Corinthians.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Veja com Sylvinho poderá armar o Corinthians com as presenças de Giuliano e Renato Augusto

Renato Augusto comandou vitória do Corinthians contra o São Paulo com golaço por cobertura em 2013; relembre o lance

Better Collective