Home Futebol Mercado da Bola: Cruzeiro confirma retorno de Luxemburgo

Mercado da Bola: Cruzeiro confirma retorno de Luxemburgo

Treinador irá para sua terceira passagem pelo Cruzeiro, com missão de evitar o rebaixamento para a Série C

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Com uma história vitoriosa no Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo está de volta ao comando da equipe Celeste. O retorno do treinador foi oficializado pelo clube nesta terça-feira (3).

PUBLICIDADE

Luxemburgo chega para substituir Mozart, que pediu demissão na última sexta-feira (30), após o empate contra o Londrina.

Acostumado a lutar por títulos no Cruzeiro, Luxa terá um desafio diferente em sua terceira passagem pela equipe mineira. Isso porque hoje o clube ocupa a 18ª posição na Série B do Brasileirão, com mais de 50% de chances de ser rebaixada para a terceira divisão, conforme dados do site Probabilidades no Futebol.. Por outro lado, a chance de retorno à Série A hoje é inferior a 1%.

PUBLICIDADE

Carreira de Luxemburgo

Um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo marcou seu nome em vários clubes. No próprio Cruzeiro ele foi responsável por uma Tríplice Cora em 2003, ano em que a Raposa venceu o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão.

Após conseguir se destacar no Bragantino, em 1990, quando venceu o Campeonato Paulista, Luxa trabalhou em diversos grandes clubes do Brasil. Dentre os principais destacam-se Flamengo, Palmeiras, Santos, Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, Fluminense e Vasco. Já no exterior, ele chegou a ter uma breve passagem pelo Real Madrid.