Home Esportes Olímpicos Daniel Dias pode entrar no Top 10 de maiores medalhistas do mundo

Daniel Dias pode entrar no Top 10 de maiores medalhistas do mundo

O brasileiro é dono de 24 pódios na natação em Jogos Olímpicos. Na sua última Paralimpíada, o nadador paralímpico pode entrar no hall

Marjoriê Cristine
Colaborador do Torcedores

Daniel Dias pode encerrar seu ciclo paralímpico no top 10 dos maiores medalhistas em Paralimpíadas do mundo. O nadador é dono de 24 medalhas até o momento em Jogos Paralímpicos e buscará ampliar seu pódio em Tóquio 2020.

PUBLICIDADE

Essa será a última Paralimpíada da carreira de Daniel Dias, conforme ele mesmo anunciou em janeiro de 2021. Entre os atletas que disputaram só os Jogos de verão, o brasileiro aparece na nona posição. Mas ao somar as medalhas de atletas das competição de verão e inverno, ele está em 11º.

+De Stoke-Mandeville a Tóquio: conheça a história das Paralimpíadas

PUBLICIDADE

Americana lidera quadro

A americana Trischa Zorn é a atleta paralímpica mais condecorada da história. Ela competiu nas provas de natação para cegos e ganhou um total de 46 medalhas. Desse número, 32 foram de ouro, nove de prata e cinco de bronze.

A paranadadora competiu de 1980 a 2004, ou seja, 24 anos dedicados aos Jogos. Zorn também foi reserva da equipe de natação americana das Olimpíadas de 1980, mas não foi aos Jogos Olímpicos devido ao boicote americano do evento.

+Especial Paralimpíadas: conheça os esportes e como eles são disputados

Já Ragnhild Myklebust, da Noruega, detém o recorde de maior medalhista dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Entre 1988 e 2002, ela competiu no biatlo, esqui cross-country, corrida de trenó e hóquei de trenó. No total, a norueguesa soma 27 medalhas, sendo 22 só de ouro, três de prata e duas de bronze. Ela se aposentou em 2002, aos 58 anos, após ganhar cinco medalhas de ouro nas Paralimpíadas de Inverno.

PUBLICIDADE

Leia também:

Paralimpíadas: conheça Robson Sampaio de Almeida, pioneiro do esporte adaptado no Brasil