Home Redação Torcedores Confira dicas de como estudar pela internet e quais cuidados tomar

Confira dicas de como estudar pela internet e quais cuidados tomar

Entendas as quatro maneiras para se manter produtivo, concentrado e conduzir seus estudos pela web

Por Lucas Ayres em 13/08/2021 08:00 - Atualizado há 4 anos

Vlada Karpovich/Pexels

Vestibulares, concursos, línguas…não importa para qual prova ou fim, estudar pela internet, para muitos, vai além de um hábito, de uma conveniência. Com uma fonte praticamente infinita de informações, disponibilizadas de maneira ultra veloz, a web se tornou a grande ferramenta de preparação e aprendizagem.

O que não quer dizer, no entanto, que seja algo simples de se fazer. É preciso costume, ou melhor, orientação para conseguir os melhores resultados a partir desse meio virtual — assim como é necessário, por exemplo, das informações certas (ou de ajuda) para saber por onde andar dentro de uma grande biblioteca.

Quatro maneiras para estudar pela internet

O mesmo aspecto que faz da internet uma excelente ferramenta para estudar é o que a torna difícil de ser navegada: a quantidade de informações, de opções, de caminhos a seguir. De forma a tornar seu tempo mais produtivo, dividimos em quarto partes os usos possíveis da web para os seus estudos:

  • Redes sociais
  • Vídeos
  • Aplicativos
  • Bibliotecas online

Pelas redes sociais, você pode obter ajuda e uma comunidade em prol de um objetivo; por vídeos, é possível consultar as informações que você precisa e do jeito que melhor combine com seu estilo de aprendizado. Os aplicativos oferecem diversas ferramentas, enquanto as bibliotecas, bom, só facilitam o acesso à informação.

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

Os cuidados com o estudo pela internet

Como falamos, um dos desafios de estudar pela internet é superar a quantidade de caminhos e possibilidades para se seguir. Outro é não cair na “tentação” e dispender sua atenção e concentração em algoritmos de chats, redes sociais e outros sites e aplicativos que nos tiram o foco.

Uma dica útil é fazer uma pesquisa prévia e, ao iniciar os estudos, saber de antemão o que acessar e qual o seu intuito, justamente para não se perder em “bobagens” — isso quer dizer Whatsapp, Facebook e outros sites devem ficar bem fechados enquanto isso, ok?

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Entenda como usar os games na hora dos estudos

Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?

Aplicativos para estudos: quais os melhores e como usa

Sair da versão mobile