Home Futebol O aproveitamento de Marcão antes de ser efetivado como técnico do Fluminense

O aproveitamento de Marcão antes de ser efetivado como técnico do Fluminense

Marcão irá comandar o time tricolor até o fim do Campeonato Brasileiro

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o técnico Marcão estreia no comando do Fluminense nesta segunda-feira (23), às 20h, em jogo contra o Atlético-MG, pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O treinador foi anunciado no último sábado na vaga de Roger Machado demitido, após o empate com o Barcelona de Guayaquil, pela Copa Libertadores da América.

PUBLICIDADE

Ele chega com a missão de retomar a confiança dos jogadores e com gigante pressão da torcida na expectativa de uma reação do time. Afinal, a equipe não faz boa campanha no Brasileirão. Inclusive, o Fluminense é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Com 17 pontos, o Tricolor está à frente de Grêmio, Sport, América-MG e Chapecoense.

Marcão foi uma unanimidade entre os torcedores, sendo uma escolha conduzida pelo presidente Mário Bittencourt, que tem o ex-jogador como uma “bola de segurança” dentro do clube. Nesse meio tempo, o técnico foi efetivado em duas oportunidades: após as saídas de Osvaldo de Oliveira e Odair Hellmann em 2019 e 2020, respectivamente.

PUBLICIDADE

À primeira vista, o mandatário tricolor levou em consideração três fatores para efetivar Marcão: o primeiro é o conhecimento do elenco, o segundo foram as boas passagens nas últimas temporadas e a terceira a escassez de bons treinadores brasileiros disponíveis no mercado da bola.

Dessa forma, o Torcedores.com levantou os números de Marcão à frente do Fluminense. A princípio, a reportagem levou em consideração a passagem dele como interino em 2016. No total, são 38 partidas no comando do time tricolor. Nesse ínterim, foram 16 vitórias, 13 empates, 9 derrotas e 53% de aproveitamento. Confira!

Confira os números de Marcão pelo Fluminense:

2016

Jogos: 6

Vitórias: 2

PUBLICIDADE

Empates: 2

Derrotas: 2

Aproveitamento: 44%

2019

Jogos: 18

PUBLICIDADE

Vitórias: 7

Empates: 7

Derrotas: 4

Aproveitamento: 52%

PUBLICIDADE

2020

Jogos: 14

Vitórias: 7

Empates: 4

Derrotas: 5

PUBLICIDADE

Aproveitamento: 59%

LEIA MAIS: 

Fluminense e Ipatinga chegam a acordo por empréstimo de goleira 

Remo sonda atacante da Chapecoense, mas esbarra em altos valores 

Com Roger Machado e diretor pressionados, Mário Bittencourt faz silêncio sobre crise no Fluminense