Home Futebol Olha a polêmica! Fifa pede ao Uruguai que retire duas estrelas do seu símbolo

Olha a polêmica! Fifa pede ao Uruguai que retire duas estrelas do seu símbolo

Uruguai tem quatro estrelas em sua camisa, mas a Fifa ordenou que duas delas sejam retiradas. Entenda o imbróglio

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Mesmo com dois títulos conquistados na Copa do Mundo, nos anos de 1930 e 1950, a seleção uruguaia ostenta quatro estrelas em seu escudo. Mas por qual motivo?

PUBLICIDADE

Duas estrelas são referentes aos títulos nas Copas do Mundo e as outras duas são dos títulos dos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, conquistas que o Uruguai considera como mundiais.

Lembrando que a primeira Copa do Mundo foi justamente a de 1930.

PUBLICIDADE

Mas a Fifa não quer saber de unificar essas conquistas. Tanto que a entidade máxima do futebol ordenou ao Uruguai que retirasse duas das quatro estrelas que compõem o seu escudo, já que não reconhece as Olimpíadas como Mundiais.

Quem comunicou o pedido da Fifa ao Uruguai foi a Puma, marca que fornece os uniformes da seleção celeste. A notificação foi feita depois que a Puma apresentou o design da camisa uruguaia a uma comissão da Fifa.

“O Uruguai vai usar seus argumentos para anular essa decisão da Fifa”, disse Jorge Casales, diretor de competições da AUF (Associação Uruguaia de Futebol), à rádio Sport 890.

“Por enquanto estamos trabalhando na logística de modificação das camisas para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022”, completou.

PUBLICIDADE

Uruguai não quer retirar a estrela

Para o vice-presidente da AUF, Gastón Tealdi, a decisão da entidade é incompreensível.

“A Fifa sempre reconheceu, até publicamente, que o Uruguai tem quatro Mundiais, porque em 1924 e 1928 o torneio olímpico de futebol foi organizado pela Fifa. Só em 1930 é que decidiram organizar a Copa do Mundo”, avaliou Tealdi em declarações reproduzidas pela agência EFE.

A AUF está preparando documentos para comprovar a validade dessas estrelas na camisa do Uruguai. “É uma oportunidade para regularizar a situação e, se isso tiver que dar lugar a um reconhecimento expresso, será bem-vindo”, finalizou o dirigente.

E MAIS

Mbappé pode ficar UM ANO sem jogar pelo PSG como forma de punição

PUBLICIDADE

Desemprego custa a Lionel Messi cerca de R$ 1,2 milhão por dia

Áudio vazado ao vivo na TV Globo mostra Galvão Bueno pistola: “Estou indo embora”