Home Esportes Olímpicos Paralímpiadas: Wallace Santos ganha quinto ouro do Brasil no dia, no arremesso de peso F55

Paralímpiadas: Wallace Santos ganha quinto ouro do Brasil no dia, no arremesso de peso F55

Brasileiro ainda bateu o recorde mundial de sua classe

Fernando Cesarotti
Jornalista, professor universitário e fã ardoroso de qualquer esporte. Autor do OlimpCast, podcast sobre esportes olímpicos.

O brasileiro Wallace Santos conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso, classe F55, nas Paralimpíadas de Tóquio-2020. Na manhã desta sexta-feira, ele obteve a marca de 12,63m, novo recorde mundial da sua prova.

PUBLICIDADE

Foi a quinta medalha de ouro conquistada pelo Brasil nest sexta-feira, o quarto no atletismo. O país já tinha conseguido ouros com Silvânia Costa de Oliveira, no salto em distância T11; Yeltsin Jaques, na prova de 5000m T11; e Petrucio Ferreira, no 100m rasos T47. Além deles, o nadador Wendell Belmarimo levou o ouro nos 50m livre @11.

Na última tentativa

A disputa nessa classe é voltada para cadeirantes com lesão na medula, o que provoca uma mudança no formato. Em vez de os atletas se revezarem nos arremessos, como na prova tradicional, cada atleta faz suas seis tentativas de uma vez. Wallace foi o segundo, e conseguiu a melhor marca em sua última chance.

PUBLICIDADE

Depois, foi só esperar. O recordista anterior, o búlgaro Ruzhdi Ruzhdi, não conseguiu alcançar nem sequer sua marca anterior, de 12,47m. Marcou 12,23m e teve de se contentar com a prata. O bronze foi para o polonês Lech Stoltman, com 12,15m.

A vitória mostra a evolução de Wallace, que no Rio-2016 foi apenas o décimo colocado. Ele tem 37 anos e compete no esporte adaptado desde 2013. Em 2019, havia sido ouro na prova nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru.

LEIA MAIS:

Veja como está o quadro de medalhas de Tóquio-2020!

PUBLICIDADE

Paralimpíadas: Brasil vira, vai ao tie-break e bate Canadá no vôlei sentado

OURO! Petrucio Ferreira é bicampeão nos 100m rasos classe T47