Home Esportes Olímpicos Paralimpíadas: entenda como é a disputa do tênis em cadeira de rodas

Paralimpíadas: entenda como é a disputa do tênis em cadeira de rodas

Time Brasil ainda não conquistou uma medalha na modalidade em sua história e vai em busca do feito inédito com sete atletas na edição de Tóquio

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

O tênis em cadeira de rodas muito se assemelha ao equivalente olímpico, mas possui as suas peculiaridades. Entenda as organizações por classes e as regras do esporte:

PUBLICIDADE

Paralimpíadas: entenda como é a disputa do atletismo

Como funciona

As regras do tênis em cadeira de rodas são bastante parecidas com o que é visto no esporte disputado por pessoas sem deficiências. Nas Paralimpíadas, o esporte possui duas classificações de atletas e cada uma delas tem categorias individuais e em duplas. As classes são:

PUBLICIDADE

Open ou aberta: atletas obrigatoriamente com deficiência nos membros inferiores.
Quad ou tetra: atletas com deficiência em três ou mais extremidades do corpo.

A raquete, a bolinha e as quadras seguem o mesmo padrão do tênis olímpicos. A principal diferença das regras entre as duas práticas é que na versão paralímpica a bola pode quicar duas vezes no solo, ao invés de apenas uma. As cadeiras de rodas são adaptadas para dar um melhor equilíbrio ao competidor.

Até hoje, nenhum cadeirante brasileiro teve a oportunidade de subir no pódio e beliscar uma medalha na história dos Jogos. Para tentar reverter essa situação, seis vão disputar na classe open e apenas um na quad — a delegação conta com duas mulheres e cinco homens.

Leia mais:

PUBLICIDADE