Home Esportes Olímpicos Paralimpíadas: Jerusa e Thalita são desclassificadas nos 100m rasos T11

Paralimpíadas: Jerusa e Thalita são desclassificadas nos 100m rasos T11

Problemas com os guias selaram a desclassificação das atletas brasileras

Fernando Cesarotti
Jornalista, professor universitário e fã ardoroso de qualquer esporte. Autor do OlimpCast, podcast sobre esportes olímpicos.

O Brasil conseguiu ficar sem medalha mesmo com duas representantes numa final com apenas quatro atletas nas Paralimpíadas de Tóquio-2020. Aconteceu na manhã desta terça-feira, nos 100 m rasos T11 (atletas com deficiência visual).

PUBLICIDADE

QUADRO DE MEDALHAS: Veja a participação do Brasil na competição!

Jerusa Geber dos Santos foi desclassificada porque a fita que a ligava ao guia Gabriel dos Santos arrebentou. Os dois pararam na pista ainda nos metros iniciais.  Recordista mundial da prova, a brasileira chorou muito com a elimiação.

PUBLICIDADE

Thalita Simplicio, acompanhada do guia Felipe Veloso, concluiu a prova em terceiro, com o tempo de 12s18. A arbitragem, porém, alegou que os dois soltaram a fita antes da chegada. Na classe T11, as atletas são totalmente cegas, correm com vendas e a presença do guia é obrigatória até cruzar a linha de chegada.

A medalha de ouro ficou com a venezuelana Linda Perez Lopez, com 12s05. Foi seu melhor tempo da vida, mas longe do recorde de Jerusa, 11s85. A prata foi para a chinesa Cuiqing Liu, com 12s15.

LEIA MAIS

HISTÓRICO! Yeltsin Jacques ganha o 100º ouro do Brasil em Paralimpíadas

PUBLICIDADE

É OURO! Maria Carolina Santiago leva sua 3ª medalha na natação das Paralimpíadas de Tóquio

Olha a PRATA! Gabriel Bandeira voa na reta final e leva mais uma medalha na natação das Paralimpíadas