Vanderson Luis Chaves viveu momentos dramáticos e de superação na prova do florete, categoria B, na esgrima em cadeiras de rodas. Na noite desta sexta-feira (27/08), o esgrimista gaúcho avançou às oitavas de final das Paralimpíadas de Tóquio 2020.
Mas essa vaga não veio fácil. Vanderson Luis ganhou o primeiro confronto contra o japonês Onda Ryuji por 5 a 3. Contra o chinês Feng Yanke, o esgrimista gaúcho liderava por 2 a 1, mas levou a virada e perdeu por 5 a 4.
+Brasil está no top 10 do quadro de medalhas nas Paralimpíadas de Tóquio 2020
No terceiro duelo, o brasileiro foi superado pelo russo Alexander Kuzykov por 5 a 3. Em seguida, a derrota foi para o francês Maxime Valet por 5 a 2.
Para o britânico Dimitri Coutya, bronze na Espada, a derrota foi por 5 a 0. Na última luta, Vanderson Luis também foi superado pelo ucraniano Oleg Naumenko por 5 a 3.
+Paralimpíadas: Prata na espada, Jovane Guissone é eliminado no florete
Vaga no saldo de toques
Com o placar de 5 vitórias e 1 derrota, Vanderson Luis não passaria de fase. No entanto, o esgrimista brasileiro conseguiu o melhor saldo de toques (-11).
O resultado o deixou com um toque a frente do polonês Adrian Castro, dois à frente do japonês Fujita Michinobu (-13) e três à frente do compatriota Jovane Guissone (-14). No sabre, Vanderson Luis havia perdido todos os seus cinco jogos nos Jogos Paralímpicos.
Leia também:
Paralimpíadas: Veja as medalhas do Brasil nos três primeiros dias
Especial Paralimpíadas: conheça os esportes e como eles são disputados

