Paris recebe a bandeira olímpica e inicia ciclo para Jogos de 2024
Prefeita Anne Hidalgo chegou á capital francesa nesta segunda-feira depois de receber bandeira na cerimônia de encerramento
Prefeita de Paris chega à cidade com a bandeira olímpica - Foto: Reprodução TV
A bandeira olímpica chegou a Paris nesta segunda-feira; É um símbolo no início do ciclo dos Jogos Olímpicos de 2024, que serão disputados na capital francesa. O objeto foi levado pela prefeita Annie Hidalgo, que a recebeu no domingo, durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Toquio-2020. As Olimpíadas de Paris serão de 26 de junho a 11 de agosto de 2024.
On a ramené le drapeau à la maison. 100 ans après ?
The flag is back in town. 100 years after.#Paris2024 @Olympics pic.twitter.com/ohB1JsmLUf— Paris 2024 (@Paris2024) August 9, 2021
A prefeita chegou acompanhada de alguns atletas vencedores no Japão. O país terminou em oitavo no quadro de medalhas, com 10 de ouro, 12 de prata e 11 de bronze. E comemorou um ótimo desempenho nos esportes coletivos: foi ouro no vôlei masculino e nos dois torneios de handebol, além de prata no basquete masculino.
Baixos investimentos
Paris foi escolhida por aclamação em 20174 como sede dos Jogos de 2024, depois da desistência de outras candidaturas e de um acordo com Los Angeles, a outra concorrente que restou, para que esta sediasse os Jogos em 2028. A meta do Comitê Olímpico Internacional era reduzir os gastos como obras de arenas. Paris vai readaptar a maior parte das construções.
As cerimônias de abertura e encerramento, por exemplo, são no estádio de Saint-Denis, construído para a Copa do Mundo de 1998. O atletismo será lá, assim como parte das provas aquáticas, num prédio anexo ao estádio que será construído.
As provas de surfe é que serão longe do ambiente olímpico. Bem longe, aliás: os organizadores escolheram a praia de Teahupo’o, no Taiti, um dos cartões postais do esporte. Politicamente, o Taiti ainda é ligado à França, e está será a prova mais distante da sede em todos os tempos: são 16 mil km entre a praia e a capital Paris.
LEIA MAIS:
Balanço da canoagem: Isaquias consagra o Brasil com ouro em Tóquio
Olimpíadas: Boxe do Brasil faz sua melhor campanha em Tóquio 2020

