Home Futebol Por onde andam os artilheiros das últimas dez edições do Campeonato Italiano

Por onde andam os artilheiros das últimas dez edições do Campeonato Italiano

Um dos maiores campeonatos do mundo retorna nesse final de semana

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

As principais ligas já começaram a ser disputadas, com exceção do Campeonato Italiano que inicia nesse sábado (21). Uma das competições mais tradicionais do mundo, coleciona diversas figurinhas conhecidas no futebol mundial.

PUBLICIDADE

Na Itália já tivemos diversos artilheiros que fizeram história, entre eles Platini, Paolo Rossi, Van Basten e muito mais. Portanto, relembre por onde andam os últimos artilheiros do Calcio.

11/12: Zlatan Ibrahimovic – (28 gols)

Chegou na temporada 2011/12 repleto de expectativas, afinal era o campeão nacional. O sueco não deixou a desejar, contudo, o Milan naquela edição bateu na trave, terminando na segunda colocação da Série A. Depois de idas e vindas na Europa e MLS, retornou para os rossoneri.

PUBLICIDADE

12/13: Edinson Cavani – (29 gols)

Goleador desde o Palermo, quando assinou como Napoli não foi diferente. Em toda temporada foram 42 jogos e incríveis 38 gols. Após terminar como artilheiro do Italiano acertou sua ida ao PSG, da mesma forma queIbrahimovic. Por fim deixou o clube francês em 2020, assinando com o Manchester United.

13/14, 17/18 e 19/20: Ciro Immobille – (22 gols, 29 gols e 36 gols)

Maior goleador do Calcio na última década, o atacante ostenta três chuteiras de ouro na Itália e uma em todo futebol europeu. Na sua última temporada artilheira pela Lazio, igualou o recorde de gols de Higuain, deixando sua marca por 36 vezes.

14/15: Luca Toni – (22 gols)

Já veterano e campeão do mundo pela Itália, Luca Toni mostrou que seu instinto artilheiro continuava vivo.  Aos 38 anos, marcou 22 gols defendendo o Hellas Verona, afastando a equipe do z-4. Atualmente está aposentando.

14/15 e 17/18: Mauro Icardi (22 gols e 29 gols)

Polemico fora de campo, Icardi, curiosamente nunca foi artilheiro isolado da competição, dividindo o posto em duas edições. Por mais que ainda não tenha agradado no PSG, viveu bons anos na Sampdoria e sobretudo na Inter de Milão.

PUBLICIDADE

15/16: Gonzalo Higuaín – (36 gols)

Como já dito anteriormente, naquela temporada, Higuaín quebrou o recorde de gols no Campeonato Italiano. Após passagens por Juventus, Milan e Chelsea, fechou com o Inter Miami da MLS. Na equipe norte-americana é companheiro de seu irmão Federico Higuaín.

16/17: Edin Dzeko – (29 gols)

O gigante bósnio recuperou totalmente seu futebol na Roma, virando ídolo. Apesar de não ter conquistado títulos pelo time da capital, participou de boas campanhas no campeonato nacional. Além de eliminar o Barcelona de Messi na Champions League de forma categórica. Recentemente assinou com a Internazionale.

19/20: Fábio Quagliarella – (26 gols)

Mais um veterano que levou o prêmio. Disputando Copa do Mundo e Eurocopa, o atacante esbanja um grande currículo, contudo, estava há alguns anos abaixo de seu nível. Com 37 anos de idade, desbancou Cristiano Ronaldo e levou a chuteira de ouro do campeonato pela Sampdoria. Atualmente ainda defende o clube italiano.

20/21: Cristiano Ronaldo – (29 gols)

Ídolo e artilheiro por onde passou, a “máquina de gols” como é apelidado, ainda buscou mais uma conquista inédita em sua carreira. Mesmo sem o scudetto no final da temporada, CR7 levou a artilharia da última edição. No momento ainda segue na Juventus, todavia, é constantemente especulado em outras equipes.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Mercado da Bola: ex-Barcelona e Chelsea acerta com novo clube

Puma lança linha de terceiro uniforme e web não perdoa

Por onde andam os artilheiros das últimas dez edições do Brasileirão

PUBLICIDADE

Trio do Flamengo chega a 70 participações em gols na temporada