Home Futebol PSG anuncia que parte do salário de Lionel Messi será pago em criptomoedas

PSG anuncia que parte do salário de Lionel Messi será pago em criptomoedas

PSG Fan Token, que é a criptomoeda do clube francês, teve alta valorização antes mesmo de Messi assinar seu contrato

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Lionel Messi chegou ao Paris Saint-Germain em um dos negócios mais badalado de todos os tempos no futebol mundial e assinou contrato com o clube francês por duas temporadas, até o meio de 2023.

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, no mesmo dia em que Messi iniciou os treinamentos com os novos companheiros de time, o PSG anunciou que parte do salário do argentino será pago em criptomoedas.

Segundo comunicado oficial, o jogador recebeu vários “PSG Fan Tokens” – que é a moeda virtual própria do clube – no pacote contratual assinado. Porém, não foi informada a quantidade exata.

PUBLICIDADE

“A inclusão do PSG Fan Token no pacote do jogador instantaneamente o liga a milhões de torcedores do Paris Saint-Germain em todo o mundo”, disse o clube na nota, ressaltando que o token é uma grande prova da busca pela diversificação de fluxos de receita para continuar a se desenvolver como uma marca global.

Alta valorização

O token do PSG, criado para torcedores e fãs do clube, teve uma surpreendente valorização de mercado quando os rumores sobre a contratação de Messi começaram a surgir com força.

A criptomoeda do PSG chegou a acumular uma alta de 145%.

Quando o Barcelona anunciou a saída de Messi na semana passada, o token parisiense iniciou a sua curva de crescimento, sendo cotado a 24,89 dólares na última sexta-feira (6). No domingo (8), esse valor já ultrapassava a casa dos 41 dólares.

PUBLICIDADE

Já nesta segunda-feira (9), quando surgiu a notícia de que Messi estava embarcando a Paris para assinar contrato com o PSG, a criptomoeda superou a marca de 55 dólares. Nesta quinta-feira (12), o valor estabilizou em 40 dólares.

O volume de negociação do PSG Fan Token ultrapassou 1,2 bilhão de dólares nas operadores de moedas virtuais antes mesmo do anúncio oficial da chegada de Messi.

Segundo a imprensa europeia, Lionel Messi teve que abrir mão de 40% do salário que recebia no Barcelona para assinar com o PSG. O argentino deve ter vencimento na casa de R$ 250 milhões por ano na França, incluindo o pagamento do PSG Fan Token.

Lançada em junho de 2020, a criptomoeda do Paris Saint-Germain dá aos seus proprietários a possibilidade de participar de algumas decisões do clube, promoções e acesso a conteúdos exclusivos. Barcelona, Juventus e Atlético de Madrid são outros clubes que têm moedas virtuais.

PUBLICIDADE

Como e onde comprar o PSG Fan Token

A criptomoeda do PSG está disponível em várias exchanges do mercado. Essas operadoras descentralizadas, também conhecidas como DEXs, estão se tornando cada vez mais populares atualmente.

A mais famosa no Brasil é a Binance, que tem o PSG Fan Token para fazer negociações. Basta se cadastrar na plataforma, fazer um depósito e comprar a moeda virtual do clube francês.

Outras operadoras que oferecem o trading são a eToro, com taxas de câmbio e comissões baixas, mais baixas do setor, e a Coin Kong Trader, com compra e venda rápida de criptomoedas. Além de ChilizGate.io, Paribu e Upbit.

Criptomoedas no Brasil

No Brasil, alguns clubes já criaram seus tokens de fãs, como Cruzeiro, Atlético-MG e Santos, além de outros que devem entrar nesse mercado nos próximos meses.

PUBLICIDADE

A ideia inicial é vista como forma de monetizar e fidelizar a torcida, mas a modalidade de criptomoedas próprias pode ganhar mais uma função, que é ajudar no pagamento de novas contratações, como no caso de Messi.

E MAIS

Áudio vazado ao vivo na TV Globo mostra Galvão Bueno pistola: “Estou indo embora”

Antony é procurado pelo Bayern de Munique e pode render alguns milhões ao São Paulo

Ribéry pode voltar ao futebol alemão, mas não para atuar no Bayern de Munique

PUBLICIDADE