Home Outros Esportes Venezuelana derruba recorde mundial de 26 anos e leva ouro no salto triplo

Venezuelana derruba recorde mundial de 26 anos e leva ouro no salto triplo

Yulimar Rojas marcou 15,67m e superou marca feita antes de seu nascimento

Fernando Cesarotti
Jornalista, professor universitário e fã ardoroso de qualquer esporte. Autor do OlimpCast, podcast sobre esportes olímpicos.

A venezuelana Yulimar Rojas é a campeã olímpica e nova recordista mundial do salto triplo feminino. Ela alcançou a marca de 15,67m e superou em 17 centímetros o recorde anterior, que pertencia à ucraniana Inessa Kravets desde 10 de agosto de 1995.

PUBLICIDADE

Para se ter uma ideia do tamanho do feito, Rojas nem sequer havia nascido no dia da marca anterior – ela é de 21 de outubro de 1995. Ela alcançou seu feito neste domingo, durante a final da prova nos Jogos Olímpicos de Tóquio, apenas em seu último salto.

Na primeira das seis tentativas, Yulimar, que havia sido prata no Rio-2016, marcou 15,41m. Esse salto já seria suficiente para lhe dar o ouro e também era novo recorde olímpico. No último salto, ela obteve a nova marca que confirma sua supremacia. Ela é também a atual bicampeã mundial da prova.

PUBLICIDADE

A medalha de prata ficou com a portuguesa Patricia Mamona, com 15,01m. O bronze ficou com a espanhola Ana Peleteiro, com 14m97m.

LEIA MAIS:

Veja como está o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

É OURO! Rebeca Andrade vence a prova de saltos na ginástica artística

PUBLICIDADE

Ágatha e Duda são eliminadas nas oitavas de final no vôlei de praia